Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Recorde da pole deve ser batido na volta a Curitiba
Terça-feira, 24 de Setembro de 2002
 
Não é tanto uma questão de "se", mas de "quanto" o recorde da pole position da Fórmula Renault Brasil será melhorado na volta da categoria ao Autódromo Internacional de Curitiba, localizado em Pinhais no próximo final de semana. O circuito paranaense recebeu a primeira prova da história da Fórmula Renault Brasil em abril, quando o paulista André Prioste foi o mais rápido dos treinos classificatórios com a marca de 1m18s459.

Cinco meses depois, na disputa da 8ª das 10 etapas do calendário, o desenvolvimento dos carros deve pulverizar essa marca sem grandes dificuldades. Mas, se os chefes de equipe são unânimes em concordar que os carros estão mais rápidos do que naquela época, o difícil é mensurar essa evolução.

"Acho que a pole ficará abaixo de 1min18s", acredita o engenheiro Eduardo Bassani, da Bassani Racing, responsável pelo acerto dos carros dos paulistas Sérgio Jimenez e Renato Jader David. "E a maioria vai andar muito próximo do tempo do Prioste", prevê. Bassani lembra que as condições climáticas previstas para o fim de semana pelos serviços de meteorologia autorizam uma expectativa otimista.

O Instituto Climatempo, por exemplo, está antecipando uma temperatura máxima de 24 graus para sábado, dia da tomada que definirá o grid da corrida de domingo. Em abril, o calor era consideravelmente mais forte. "O ar mais frio melhora o funcionamento dos motores. Se a temperatura continuar amena, haverá certamente um ganho de potência", avalia.

Em contrapartida, Bassani observa que os pneus Michelin precisam de uma temperatura elevada - que ele estima em 95 graus - para atingirem o melhor desempenho. "Quando está um pouco frio, esses pneus levam de quatro a cinco voltas para chegar ao pico da performance, embora nós já tenhamos criado alguns macetes para antecipar o rendimento ideal", admite.

Uma simples comparação entre o resultado dos treinos classificatórios da etapa inaugural e o da mais recente, em Londrina, confirma que o equilíbrio cresceu ao longo da temporada. Onze pilotos ficaram dentro do mesmo segundo em Curitiba; no norte paranaense, há duas semanas, esse número subiu para 17. Os carros da Bassani Racing são um testemunho dessa evolução: Jimenez, 10º em Curitiba, classificou-se em 6º para a largada em Londrina, enquanto Jader passou de 11º para 2º. Mas o seu tempo foi invalidado em função de uma irregularidade encontrada em seu carro na vistoria técnica e Jader partiu apenas em 28º.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 20/08 - Os tempos dos treinos da F-Renault
 20/08 - Bia encabeçará o grid da Fórmula Renault em Vitória
 20/08 - Premat venceu a prova deste sábado em Istambul
 20/08 - Os tempos dos treinos livres na Turquia
 20/08 - Castro Neves largará na frente em Pikes Peak
 20/08 - Raikkonen sairá na pole em Istambul
 19/08 - Valle largará na frente na primeira da GT3 Cup em Curitiba
 19/08 - Rosberg sairá na frente neste sábado
 19/08 - Zonta foi o mais rápido da sexta-feira na Turquia
 19/08 - Tempos de 2002 ainda são os melhores no ES
 19/08 - Os tempos da Fórmula Renault no ES
 19/08 - Os tempos da Copa Clio em Vitória
 18/08 - Sob nova direção
 18/08 - Speed Show deve levar 70 mil às ruas da capital capixaba
 18/08 - Veja a programação das atividades em Vitória
 17/08 - Apenas Macau sediará uma prova no final do ano
 17/08 - Xandinho Negrão tem novo team manager na Turquia
 17/08 - GT3 Cup Challenge Brasil: corrida em Curitiba terá estréia de piloto
 17/08 - F-Renault e Copa Clio vão invadir Vitória
 17/08 - Carro mais rápido do Brasil aposenta motor 6 cilindros

... 329 330 331 332 333 334 335 336 337 338 339 340 341 342 343 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados