Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/08 - Anunciado o calendário para a temporada 2006
 14/08 - Mazzochi venceu, e Campos segue líder da Pick-up Racing
 14/08 - Ortelli/McNish venceram a 1000 Km de Silverstone
 14/08 - Veja os numeros da LMES
 14/08 - Confira os dez primeiros da LMES em Silverstone
 14/08 - Português tem 64 pontos à frente do companheiro
 14/08 - Parente continua sobrando. E Senna estréia no pódio da Britânica
 14/08 - Curran ganhou, e brazuca tem companhia na 3ª posição da tabela
 13/08 - Chuva manteve Danica na frente no Kentucky
 13/08 - Tracy melhora seu tempo, e sairá na pole em Denver
 13/08 - Trofeo Maserati: Derani vai encabeçar o grid em S. Cruz
 13/08 - Campos venceu na festa gaúcha em Curitiba
 13/08 - Taylor/Angelelli venceram, e Fittipaldi foi ao pódio em Watkings Glen
 13/08 - Kimball venceu a prova deste sábado em Silvertone
 12/08 - Mazzochi sairá na frente da prova da Pick Up Racing
 12/08 - Confira os tempos dos treinos em Denver
 12/08 - Tracy é o pole provisório em Denver
 12/08 - Parente e Asmer serão os pole positions em Silverstone
 12/08 - Arrancada de Tratores vai invadir SBC
 11/08 - ?Sertões? embolou as classificações do Cross Coutry

... 331 332 333 334 335 336 337 338 339 340 341 342 343 344 345 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados