Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Autódromo de Monza verá a última corrida da Fórmula 3000
Quarta-feira, 08 de Setembro de 2004
 
Criada em 1985 pela Federação Internacional de Automobilismo para substituir a extinta Fórmula 2 e funcionar como base para os pilotos que gostariam de chegar à Fórmula 1, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 chegará ao seu triste fim no próximo final de semana, quando for disputada a décima e última etapa da temporada.

Sem nunca ter cumprido verdadeiramente o seu papel ? nenhum campeão da Fórmula 3000 conseguiu levantar o caneco na Fórmula 1 ?, a categoria sucumbe depois de duas temporadas com grids fracos e falta de competitividade. Os últimos campeões sequer conseguiram uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial, tendo que desviar suas carreiras para os Estados Unidos ou aceitar competir com protótipos.

Embora o campeonato tenha passado por uma fase de sucesso, quando em 1996 mais de 30 carros lutavam para conseguirem uma vaga no grid, a criação de outras categorias mais baratas e com mais recursos ? como a World Series, Fórmula Renault V6 e a própria Fórmula 3000 Européia ?, minguaram de vez as vagas e no GP da Hungria do ano passado apenas 14 bólidos alinharam para a corrida.

Foram 206 corridas em 20 anos, sendo apenas duas delas fora do continente europeu: os GPs do Brasil de 2001 e 2002. O título desse ano já tem um dono, o italiano Vitantonio Liuzzi, que terá duplo incentivo para vencer no final de semana. Além da corrida ser disputada "em casa", no Autódromo de Monza, Liuzzi espera também ser o último piloto a subir ao lugar mais alto do pódio.

Em 2005, o espaço da Fórmula 3000 Internacional passará a ser ocupado pela Fórmula GP2, categoria que surge com o apoio da Renault, Bridgestone e Dallara. Especula-se que 30 carros já tenham sido encomendados, mas pelo andar da carruagem, se conseguir empatar com o grid atual de 18 bólidos já será considerada uma grande vitória.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 11/08 - Brasileiro de Cross Country: Confira os números
 11/08 - Sertões: Resultado geral - Categoria Caminhões
 11/08 - Sertões: Resultado - Categoria Production Diesel
 11/08 - Sertões: Resultado - Categoria S. Production Diesel
 11/08 - Sertões: Resultado - Categoria Protótipo
 11/08 - Sertões: Resultado geral - Categoria Carros
 10/08 - Divisão Inglesa terá três provas no final de semana
 10/08 - Curitiba recebe corrida do GT3 Cup Challenge Brasil
 10/08 - Despencam os totais dos rankings
 10/08 - Fraga e Di Grassi movimentaram os rankings
 09/08 - Maserati: Santa Cruz do Sul pode começar a definir temporada 2005
 09/08 - Sertões: Franciosi/Fabrício passam para a quarta colocação
 09/08 - Campeonato de kart do Distrito Federal faz segunda etapa
 08/08 - Confira os perfis de Bueno e Andrade Filho
 08/08 - Popó Bueno estreará em nova equipe
 08/08 - Reis sofreu cirurgia no joelho
 08/08 - Confira as fotos da caótica largada em Campo Grande
 08/08 - Stewart vence em Indianápolis, e é o novo líder na NASCAR
 08/08 - Sertões: Edu Piano/Rogério Almeida perto da vitória
 08/08 - Sertões: Terceira colocação na geral mantida por Varela/Mega

... 332 333 334 335 336 337 338 339 340 341 342 343 344 345 346 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados