Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/08 - Hamilton voltou a ganhar pelo Europeu
 07/08 - Loucura em Campo Grande
 07/08 - Grönholm ganhou o Rali da Finlândia
 06/08 - Desclassificações. E pole position para Totti em C. Grande
 06/08 - Adivinha... Brasil Telecom. De novo
 06/08 - Clairay e Ammermüller são os poles em Oschersleben
 06/08 - Hamilton segue líder do Europeu. Di Grassi é o terceiro
 06/08 - Paffett é o pole position da DTM
 06/08 - Sutil venceu a 13ª etapa do Europeu
 05/08 - Totti comandou o dia de treinos em Campo Grande
 05/08 - Di Grassi marcou a pole para a prova do domingo
 05/08 - Audi dominou os dois treinos da DTM
 05/08 - Sutil na frente em Nürburgring
 04/08 - Clairay dominou, e brazucas foram bem nos treinos em Oschersleben
 04/08 - Hamilton na frente, e Di Grassi em terceiro nos treinos em Nürburgring
 04/08 - Presidente da BR Distribuidora viajará de caminhão até C. Grande
 04/08 - Streit e De Oliveira movimentaram os rankings do Placar Brasil
 03/08 - A1GP: Time Brasil é o segundo mais veloz no primeiro teste
 03/08 - Sertões: Franciose e Fabrício completam mais duas etapas
 03/08 - Nova equipe na Stock Car V8

... 333 334 335 336 337 338 339 340 341 342 343 344 345 346 347 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados