Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 17/07 - Matos segue líder na Fórmula Mazda
 17/07 - Hinchcliffe ganhou, e Matos foi o segundo na Califórnia
 17/07 - Loeb bate recorde de vitórias consecutivas no WRC
 17/07 - Os números da F-3 Européia
 17/07 - Hamilton venceu mais duas pelo Europeu
 17/07 - Cordova continua na frente da tabela da Clio
 17/07 - Marcos Gomes conquistou a vitória em Jacarepaguá
 17/07 - Thomaz segue liderando. Valério encosta
 17/07 - Elias Júnior ganhou no show da Copa Clio no RJ
 17/07 - Valério venceu a prova deste domingo em Jacarepaguá
 16/07 - Wheldon segue no topo da tabela
 16/07 - Escocês venceu pela terceira vez na categoria
 16/07 - Franchitti ganhou a prova noturna em Nashville
 16/07 - Thomaz venceu, e ampliou a liderança no Sul-americano
 16/07 - Gamberini: campeão invicto da Júnior Menor
 16/07 - Recorde de classificatória continua sendo a marca de 2004
 16/07 - Nascimento Jr marca mais uma pole pela Clio
 16/07 - Robe venceu mais uma, e é campeão pela Mirim
 16/07 - Merlo Neto venceu a terceira consecutiva pelo Brasileiro
 16/07 - Gomes é o pole também do domingo

... 337 338 339 340 341 342 343 344 345 346 347 348 349 350 351 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados