Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Pilotos famosos e personagens da história farão palestras em Interlagos
Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2007
 
Numa oportunidade rara, os fãs do automobilismo poderão conhecer os pilotos, e ver de perto as máquinas que ajudaram a construir a história de nosso automobilismo, durante o evento ?Clássicos de Competição?, que terá início nesta quinta-feira (dia 25 de janeiro), e se estenderá até o domingo, dentro das festividades dos 453 anos da capital paulistana.

Além de ministrarem palestras, nomes como Wilsinho Fittipaldi, Emílio Zambello, Bird Clemente, Luis Pereira Bueno, Pedro Vitor Delamare e Jan Balder, vão se misturar ao público para acompanhar de perto as diversas atividades programadas.

?Será uma oportunidade única, pois não é sempre que se pode ver de perto dois ex-pilotos brasileiros de F-1, como Wilsinho Fittipaldi e Luis Pereira Bueno, e ainda outros que tinham todo o potencial para estar na categoria máxima, mas que só não o fizeram por que o esporte no Brasil ainda não tinha essa mentalidade carreirista na época, caso do Bird Clemente, um grande talento dos anos 1960?, diz Sandra Sinicco, do Grupo CASA, empresa que idealizou, e faz a montagem do evento.

Responsável pela elaboração dos roteiros das palestras, Jan Balder fala sobre um dos principais atrativos da programação, que será aberta ao público: ?A idéia é contar a trajetória da fase na qual o automobilismo começou a se profissionalizar, a partir do final dos anos 1950 e durante toda a década seguinte?, diz Balder, que prossegue: ?Começaremos falando das primeiras corridas com equipes de fábrica que se instalaram aqui, como a Vemag e a Willys Overland, empresas que descobriram para os brasileiros o automobilismo como ferramenta de marketing, um termo que sequer existia na época?, finaliza, referindo-se à programação do primeiro dia, quando os palestrantes serão Mário César de Camargo Filho, Bird Clemente e Luis Pereira Bueno.

Na sexta-feira, (dia 26), palestrarão os pilotos Fernando Lopes ?Toco? Martins e Emílio Zambello, abordando a história das equipes das então importantes fábricas Simca e Alfa Romeo, que teve seus modelos Julieta, Julia e GTA consagrados por Zambello.

A programação do sábado (dia 27) contará com duas palestras, a primeira apresentada por Anísio Campos, que falará sobre o design de carros no Brasil, com ênfase nos modelos de competição, mas também abordará trabalhos voltados para o público consumidor, como o Mini Dacon 828.
Na seqüência, o palestrante será o ex-piloto e chefe de equipe Pedro Vitor Delamare, que abordará um tema que chega aos dias de hoje: os Stock Car no Brasil. Delamare foi uma espécie de precursor da receita inicial da categoria, já em 1971 utilizava um Opala com características que oito anos mais tarde, deram origem à Stock Car.

O último dia do evento (o domingo, 28), está reservado para um assunto pulsante para os aficionados da Fórmula 1: a equipe Fittipaldi. O ex-piloto e construtor dos carros do time, Wilsinho Fittipaldi, jutamente de Luciano Pires (executivo da DANA, empresa que está restaurando modelos da única escuderia brasileira da categoria), falará da saga da equipe, e dos desafios que ela enfrentou para construir seus bólidos, dois dos quais (o Fittipaldi FD01 e o Fittipaldi FD04), devendo realizar voltas de demonstração durante o evento, com Wilsinho ao volante.

O áudio das palestras será gravado, e poderá servir de fonte para futuras pesquisas sobre o automobilismo nacional. ?O público está convidado a fazer perguntas á vontade?, diz Jan Balder que recentemente, lançou o livro ?Nos Bastidores do Automobilismo Brasileiro?, que estará a venda durante o evento.

Ao preço de R$ 30,00 diários para adultos, e metade para estudantes e crianças até 13 anos, os ingressos estão a venda no site do promotor do evento, havendo ainda a possibilidade da compra de um pacote para os quatro dias, ao preço de R$ 90,00.

Nestes preços não estão incluídos os valores da taxa de estacionamento, que é de R$ 15, 00 para carros e R$ 5,00 para motos.

Mais informações sobre a programação que incluirá também a exibição de filmes sobre o tema automobilismo, a exposição de carros clássicos, modelos Hot Rods e da categoria Super Classic, além da disputa de uma corrida extracampeonato dos clássicos, no domingo, e do lançamento de um álbum de figurinhas com as máquinas expostas ao longo do evento, podem ser obtidas no site
www.classicosdecompeticao.com.br
.

Use o link para conferir a programação de palestras.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/07 - Serra ainda é o recordista em classificatórias
 15/07 - Marcos Gomes sairá na frente da disputa deste sábado
 15/07 - Dois brazucas entre os ?Top Ten? do grid para a prova do domingo
 15/07 - Fraga ganhou também a segunda prova da Cadete
 15/07 - Merlo Neto segue à frente dos adversários
 15/07 - Elias Jr dominou também o segundo treino
 15/07 - Thomaz novamente na frente
 15/07 - Merlo Neto fechou na frente o treino da F-Renault
 15/07 - Elias Júnior na frente pela Clio
 15/07 - Obras em Jacarepaguá dependem de aprovação da CBA
 15/07 - Thomaz comandou o primeiro treino no Rio
 14/07 - Pick-up Racing: campeonato prossegue em Santa Cruz do Sul
 13/07 - Foizer ficou 33 pontos à frente de Serra em 2004
 13/07 - Maurício deixou o time há pouco mais de um ano
 13/07 - Pedro Gomes com um pé fora da Katalogo Racing
 13/07 - Speed Show prosseguirá no Rio de Janeiro
 13/07 - Equilíbrio também nas voltas mais rápidas da Clio
 13/07 - Apenas Nascimento Jr saiu na frente pela categoria
 13/07 - Três provas, e três vencedores diferentes pela Clio
 13/07 - Serra é o único com mais de uma vitória no Rio

... 338 339 340 341 342 343 344 345 346 347 348 349 350 351 352 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados