Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/07 - Serra é o único com mais de uma vitória no Rio
 13/07 - Prioste tem duas melhores voltas em Jacarepaguá
 13/07 - Só Khodair saiu duas vezes na frente
 12/07 - Dois terceiros e um segundo lugar mudaram os rankings
 12/07 - Durou mais de cinco horas a cirurgia de Cirino
 11/07 - Veja os inscritos na primeira fase do Brasileiro
 11/07 - A geografia da primeira fase do ?Brasileirão?
 11/07 - Vai começar a primeira fase do Brasileiro de Kart
 11/07 - Final de semana de fados em Monza
 11/07 - Confira os números da divisão britânica
 10/07 - Wilson conquistou a vitória em Toronto
 10/07 - Veja os números da Fórmula Truck
 10/07 - Confira os dez primeiros na disputa em Londrina
 10/07 - Andrade ganhou a disputa em Londrina
 10/07 - Rosberg e Pla venceram em Silverstone
 10/07 - Vitória foi a quinta da carreira do colombiano
 10/07 - Os números do ?circo?
 10/07 - Montoya chegou na frente em Silverstone
 09/07 - Alonso sairá na frente em Silverstone
 08/07 - Cirino bateu forte. Fogaça foi o melhor do dia em Londrina

... 339 340 341 342 343 344 345 346 347 348 349 350 351 352 353 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados