Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/07 - Serra é o único com mais de uma vitória no Rio
 13/07 - Prioste tem duas melhores voltas em Jacarepaguá
 13/07 - Só Khodair saiu duas vezes na frente
 12/07 - Dois terceiros e um segundo lugar mudaram os rankings
 12/07 - Durou mais de cinco horas a cirurgia de Cirino
 11/07 - Veja os inscritos na primeira fase do Brasileiro
 11/07 - A geografia da primeira fase do ?Brasileirão?
 11/07 - Vai começar a primeira fase do Brasileiro de Kart
 11/07 - Final de semana de fados em Monza
 11/07 - Confira os números da divisão britânica
 10/07 - Wilson conquistou a vitória em Toronto
 10/07 - Veja os números da Fórmula Truck
 10/07 - Confira os dez primeiros na disputa em Londrina
 10/07 - Andrade ganhou a disputa em Londrina
 10/07 - Rosberg e Pla venceram em Silverstone
 10/07 - Vitória foi a quinta da carreira do colombiano
 10/07 - Os números do ?circo?
 10/07 - Montoya chegou na frente em Silverstone
 09/07 - Alonso sairá na frente em Silverstone
 08/07 - Cirino bateu forte. Fogaça foi o melhor do dia em Londrina

... 339 340 341 342 343 344 345 346 347 348 349 350 351 352 353 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados