Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/07 - Serra é o único com mais de uma vitória no Rio
 13/07 - Prioste tem duas melhores voltas em Jacarepaguá
 13/07 - Só Khodair saiu duas vezes na frente
 12/07 - Dois terceiros e um segundo lugar mudaram os rankings
 12/07 - Durou mais de cinco horas a cirurgia de Cirino
 11/07 - Veja os inscritos na primeira fase do Brasileiro
 11/07 - A geografia da primeira fase do ?Brasileirão?
 11/07 - Vai começar a primeira fase do Brasileiro de Kart
 11/07 - Final de semana de fados em Monza
 11/07 - Confira os números da divisão britânica
 10/07 - Wilson conquistou a vitória em Toronto
 10/07 - Veja os números da Fórmula Truck
 10/07 - Confira os dez primeiros na disputa em Londrina
 10/07 - Andrade ganhou a disputa em Londrina
 10/07 - Rosberg e Pla venceram em Silverstone
 10/07 - Vitória foi a quinta da carreira do colombiano
 10/07 - Os números do ?circo?
 10/07 - Montoya chegou na frente em Silverstone
 09/07 - Alonso sairá na frente em Silverstone
 08/07 - Cirino bateu forte. Fogaça foi o melhor do dia em Londrina

... 339 340 341 342 343 344 345 346 347 348 349 350 351 352 353 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados