Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 07/07 - Silverstone sediará sua 39ª prova do ?circo?
 07/07 - Quem já ganhou na pista inglesa
 07/07 - Todos os Pole positions do "circo" em Silverstone
 07/07 - Foizer reconquista pontos, e é o campeão de 2004
 07/07 - Movimentados os totais dos rankings
 05/07 - Veja os seis primeiros em cada edição da 500 Km
 05/07 - Confira a programação da 500 Km
 05/07 - Acontece no próximo dia 31 a 24ª edição da ?500 Km?
 03/07 - A vitória, quase um ano após
 03/07 - Kanaan venceu a prova no Kansas
 03/07 - Dupla festa brasileira em Suzuka
 03/07 - Bueno segue liderando pela V8
 03/07 - Campos é o novo líder da V8 Light
 03/07 - Alonso venceu a insossa corrida francesa
 03/07 - Matos tem resultado ruim, mas segue líder
 03/07 - Camilo fez a melhor volta pela segunda prova consecutiva
 03/07 - Confira o ranking de vitórias das provas da V8 em SP
 03/07 - Orsi venceu a batalha paulista da V8
 03/07 - Salustiano venceu a prova da V8 Light
 02/07 - Danica surpreendeu. Meira largará na terceira posição

... 340 341 342 343 344 345 346 347 348 349 350 351 352 353 354 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados