Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Fórmula Master: Caminho de novatos e experientes para a Fórmula 1
Quinta-feira, 25 de Setembro de 2008
 
A categoria reúne pilotos do mundo inteiro
Ex-campeão brasileiro de kart é o mais jovem piloto da categoria

O caminho natural de todo bom piloto brasileiro depois que desponta no kartismo é passar a competir de monopostos em alguma categoria nacional ou internacional. Uma das competições que vem atraindo jovens competidores de todo o mundo é a Fórmula Master. ?A categoria é uma excelente opção para quem pretende começar a carreira no automobilismo internacional. O carro é bom, com bastante tecnologia, e não é difícil de guiar?, afirma o brasileiro Octávio Freitas (Cloe/Selenia/HMI/Vip), ex-campeão brasileiro de kart representando o estado de Tocantins.

Criada em 2007, a Fórmula Master é uma categoria intermediária entre a Fórmula 3, maior reveladora de talentos da história do automobilismo, e a GP2, último passo antes da Fórmula 1. ?Isso ajuda muito o piloto que pretende seguir carreira no automobilismo. O carro é sabidamente bem nascido, e agrega segurança, velocidade, boa aerodinâmica, bons pneus e tecnologia de ponta?, afirma Octávio Freitas. O chassi italiano Tatuus se enquadra nas normas da FIA para a F3, enquanto a parte eletrônica do carro é idêntica à da GP2, inclusive o câmbio com troca de marchas no volante, por borboleta. Os motores são Honda 2.0, que geram mais de 250 hp.

A temporada composta por 16 etapas, acontece em sistema de rodadas duplas, sempre como preliminar das provas européias do FIA WTCC, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo, e são televisionadas pela Eurosport e pelo site oficial da categoria (www.formulamaster.net). ?Isso garante sempre muito público e visibilidade nas corridas?, afirma o piloto que aos 16 anos de idade foi o mais jovem a integrar a categoria neste ano. O campeonato tem provas na Espanha (Valência), França (Pau), República Tcheca (Brno), Portugal (Estoril), Inglaterra (Brands Hatch), Alemanha (Oschersleben) e Itália (Imola e Monza).

Com um pacote de alto nível técnico a bons custos, a Fórmula Master conta com 30 pilotos do mundo inteiro, representando 16 países, alguns deles que inclusive já testaram carros de Fórmula 1, caso do alemão Michael Ammermuller. ?Aqui tem pilotos de todos os lugares do mundo. Só para se ter uma idéia, os 12 primeiros do campeonato são de 12 países diferentes. Por isso a competitividade é forte?, garante o mineiro de Uberlândia. Neste ano, além de Freitas, o brasileiro Carlos Iaconelli também fez provas na categoria.

Os prêmios distribuídos aos destaques da temporada também impressionam. O campeão ganha um teste na equipe Honda de Fórmula 1, enquanto o vice-campeão poderá testar com o time italiano Trident na GP2. Já o terceiro colocado, poderá experimentar um carro da N.Technology no WTCC. Já o melhor estreante e a melhor dupla da temporada, terão a oportunidade de um teste com a equipe Cheever, na Indy Lights e na Grand-Am, respectivamente. ?Esse é mais um dos muitos motivos de a categoria juntar pilotos novatos com outros experientes e campeões de outras modalidades, como Fórmula 3000, World Series, Fórmula 3, Fórmula Renault?, finaliza Octávio.

A última rodada dupla da competição acontece nos dias 4 e 5 e outubro, no autódromo de Monza, na Itália.

A duas etapas do fim, assim está a tabela de pontuação da Fórmula Master:

1) Chris van der Drift (NZL), 83 pontos;
2) Michael Ammermuller (ALE), 70 pontos;
3) Fabio Leimer (SUI), 61 pontos;
4) Harald Schlegelmich (LET), 42 pontos;
5) Vladimir Arabadzhiev (BUL), 29 pontos;
6) Kasper Andersen (DIN), 27 pontos;
7) Sergey Afanasiev (RUS), 25 pontos;
8) Arturo Llobell (ESP), 24,5 pontos;
9) Norbert Siedler (AUT), 22 pontos;
10) Josef Kral (RTC), 21 pontos;
11) Marcello Puglisi (ITA), 19 pontos;
12) Pablo Sanchez Lopez (MEX), 14,5 pontos;
13) Daniel Mancinelli (ITA), 13 pontos;
14) Earl Bamber (NZL), 12 pontos;
15) Tim Sandtler (ALE), 10 pontos;
15) Alejandro Nunez (ESP), 10 pontos;
17) Michael Meadows (GBR), 9 pontos;
18) Esteban Gutierrez (MEX), 8 pontos
19) Alberto Costa (ITA), 7 pontos;
19) Yuhi Sekiguchi (JAP), 7 pontos;
21) Frankie Provenzano (ITA), 4 pontos;
22) Filip Salaquarda (RTC), 3 pontos;
22) Matei Mihaescu (ROM), 3 pontos;
24) Michele Caliendo (ITA), 2 pontos;
25) Fabrizio Crestani (ITA), 0,5 pontos.

Assista ao vivo em www.formulamaster.net, www.eurosport.com e www.fiawtcc.com.
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 25/06 - Cardoso ganhou em Alta Gracia. Perabo chegou na frente pela Light
 25/06 - Kristensen acertou na loteria dos pneus
 25/06 - Razia e Perabo sairão na frente em Cordoba
 25/06 - Parente vai encabeçar o grid da outra prova em Castle Combe
 25/06 - Vitória de Lucas em Oschersleben
 25/06 - Prova teve apenas uma volta em Oschersleben
 25/06 - Kimball sairá na frente da primeira prova do domingo
 25/06 - ?Foi uma boa classificação?, falou Lucas
 25/06 - Di Grassi: Pole position brazuca no Europeu
 25/06 - Da Matta comandou a primeira classificatória em Cleveland
 25/06 - Hornish e Castro Neves saem na frente em Richmond
 25/06 - Dia foi dos Maserati em Brno
 24/06 - Thomaz é o pole da corrida do sábado em Alta Gracia
 24/06 - Audi dominou os treinos do DTM
 24/06 - Resultados de Oliveira mudaram os totais
 24/06 - Hamilton marca mais uma pole. Di Grassi sai em segundo
 23/06 - Protótipo completou suas primeiras voltas
 23/06 - Nelsinho vai pilotar o Williams que deu o terceiro título ao pai
 23/06 - Altitude: dificuldades a mais para o WTCC em Puebla
 23/06 - Watts volta o correr na divisão britânica da categoria

... 343 344 345 346 347 348 349 350 351 352 353 354 355 356 357 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados