Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/06 - Matos, Kanaan e Barrichello movimentaram os rankings
 16/06 - Dobradinha da Pescarolo nas classificatórias em Le Mans
 16/06 - Lançado o pacote de idéias para a ?nova? Fórmula 1
 15/06 - Passeata em defesa de Jacarepaguá nesta quinta-feira
 14/06 - Há empates no ranking de pole positions
 14/06 - Xandy venceu duas vezes na GT3 Cup Challenge
 14/06 - Resultados e tabela da GT3 Cup Challenge Brasil
 13/06 - Outro ?1-2? da ASM, e um bom terceiro lugar de Di Grassi
 13/06 - Agora, Alonso tem 22 pontos de vantagem
 13/06 - Ânimos contrastantes no ?Day After? da prova canadense
 13/06 - Provas geraram mais de 1000 empregos temporários
 13/06 - Ao amigo Speedonauta
 12/06 - Confira a classificação da Fórmula Renault
 12/06 - Piloto é o sexto a vencer duas consecutivas
 12/06 - Merlo Neto chegou na frente pela F-Renault
 12/06 - Veja os números da Copa Clio
 12/06 - Bauer segue sendo o maior vencedor
 12/06 - Paranaense é o terceiro a vencer três consecutivas
 12/06 - Cordova foi o grande nome na disputa da Clio
 12/06 - Matos venceu a quarta consecutiva

... 345 346 347 348 349 350 351 352 353 354 355 356 357 358 359 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados