Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 17/06 - Matos, Kanaan e Barrichello movimentaram os rankings
 16/06 - Dobradinha da Pescarolo nas classificatórias em Le Mans
 16/06 - Lançado o pacote de idéias para a ?nova? Fórmula 1
 15/06 - Passeata em defesa de Jacarepaguá nesta quinta-feira
 14/06 - Há empates no ranking de pole positions
 14/06 - Xandy venceu duas vezes na GT3 Cup Challenge
 14/06 - Resultados e tabela da GT3 Cup Challenge Brasil
 13/06 - Outro ?1-2? da ASM, e um bom terceiro lugar de Di Grassi
 13/06 - Agora, Alonso tem 22 pontos de vantagem
 13/06 - Ânimos contrastantes no ?Day After? da prova canadense
 13/06 - Provas geraram mais de 1000 empregos temporários
 13/06 - Ao amigo Speedonauta
 12/06 - Confira a classificação da Fórmula Renault
 12/06 - Piloto é o sexto a vencer duas consecutivas
 12/06 - Merlo Neto chegou na frente pela F-Renault
 12/06 - Veja os números da Copa Clio
 12/06 - Bauer segue sendo o maior vencedor
 12/06 - Paranaense é o terceiro a vencer três consecutivas
 12/06 - Cordova foi o grande nome na disputa da Clio
 12/06 - Matos venceu a quarta consecutiva

... 345 346 347 348 349 350 351 352 353 354 355 356 357 358 359 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados