Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/06 - ?Ok? da CBA evita o sexto adiamento da inauguração
 07/06 - Liberado o palco para as ?corridas das incógnitas?
 06/06 - Loeb ganhou mais uma vez
 06/06 - Veja os números do DTM
 06/06 - Ekström comandou a dobradinha da Audi em Brno
 05/06 - Disputa teve quatro intervenções do Safety Truck
 05/06 - Confira o resultado completo da prova em Guaporé
 05/06 - Cirino ganhou a corrida em Guaporé
 05/06 - João Paulo dispara na liderança da tabela
 05/06 - Oliveira repetiu a dose no Japão
 05/06 - Ammermüller ganhou também a disputa do domingo
 04/06 - Confira os números do campeonato
 04/06 - Fogaça sairá na frente. Cirino em segundo
 04/06 - Vitória é a de número 29 na carreira de Tracy
 04/06 - ?Drive Trought? não impediu Bourdais de retomar a liderança
 04/06 - Confira o resultado da corrida em Milwaukee
 04/06 - Paul Tracy venceu em Milwaukee
 04/06 - Ammermüller segue vencendo pelo Europeu
 04/06 - Cirino comandou o último treino livre em Guaporé
 04/06 - Monteiro segue liderando em Guaporé

... 347 348 349 350 351 352 353 354 355 356 357 358 359 360 361 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados