Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/06 - Speed convocado pela Red Bull
 04/06 - Oliveira venceu mais uma no Japão
 03/06 - Vasser largará na pole em Milwaukee
 03/06 - Monteiro foi o mais rápido. Roberval se acidentou em Guaporé
 02/06 - Veja os números da F-Truck
 02/06 - F-Truck correrá pela décima vez em Guaporé
 01/06 - ?Hat Trick? de Camara Neto movimentou os rankings
 01/06 - Junqueira ficará seis meses afastado das pistas
 01/06 - Russo e Marote venceram uma cada pela Spyder
 01/06 - Zé Augusto foi o melhor pela Copa Fusca
 01/06 - Galid ganhou pela Fórmula SP
 01/06 - Zattar faturou duas pela Força Livre
 01/06 - Spagnolo ganhou a prova dos Antigos
 31/05 - Sul-brasileiro: Classificação final da Cadete
 31/05 - Sul-brasileiro: Resultados da Cadete
 31/05 - Meira, Kanaan e Barrichello movimentaram os rankings
 30/05 - Um festival de penalizações após as provas do WTCC
 30/05 - Zanardi largou na frente, e Dirk Müller ganhou a segunda prova
 30/05 - Giovanardi venceu a primeira do WTCC em Ímola
 30/05 - Corvette chegou na frente pelo FIA GT

... 348 349 350 351 352 353 354 355 356 357 358 359 360 361 362 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados