Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/06 - Speed convocado pela Red Bull
 04/06 - Oliveira venceu mais uma no Japão
 03/06 - Vasser largará na pole em Milwaukee
 03/06 - Monteiro foi o mais rápido. Roberval se acidentou em Guaporé
 02/06 - Veja os números da F-Truck
 02/06 - F-Truck correrá pela décima vez em Guaporé
 01/06 - ?Hat Trick? de Camara Neto movimentou os rankings
 01/06 - Junqueira ficará seis meses afastado das pistas
 01/06 - Russo e Marote venceram uma cada pela Spyder
 01/06 - Zé Augusto foi o melhor pela Copa Fusca
 01/06 - Galid ganhou pela Fórmula SP
 01/06 - Zattar faturou duas pela Força Livre
 01/06 - Spagnolo ganhou a prova dos Antigos
 31/05 - Sul-brasileiro: Classificação final da Cadete
 31/05 - Sul-brasileiro: Resultados da Cadete
 31/05 - Meira, Kanaan e Barrichello movimentaram os rankings
 30/05 - Um festival de penalizações após as provas do WTCC
 30/05 - Zanardi largou na frente, e Dirk Müller ganhou a segunda prova
 30/05 - Giovanardi venceu a primeira do WTCC em Ímola
 30/05 - Corvette chegou na frente pelo FIA GT

... 348 349 350 351 352 353 354 355 356 357 358 359 360 361 362 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados