Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/06 - Speed convocado pela Red Bull
 04/06 - Oliveira venceu mais uma no Japão
 03/06 - Vasser largará na pole em Milwaukee
 03/06 - Monteiro foi o mais rápido. Roberval se acidentou em Guaporé
 02/06 - Veja os números da F-Truck
 02/06 - F-Truck correrá pela décima vez em Guaporé
 01/06 - ?Hat Trick? de Camara Neto movimentou os rankings
 01/06 - Junqueira ficará seis meses afastado das pistas
 01/06 - Russo e Marote venceram uma cada pela Spyder
 01/06 - Zé Augusto foi o melhor pela Copa Fusca
 01/06 - Galid ganhou pela Fórmula SP
 01/06 - Zattar faturou duas pela Força Livre
 01/06 - Spagnolo ganhou a prova dos Antigos
 31/05 - Sul-brasileiro: Classificação final da Cadete
 31/05 - Sul-brasileiro: Resultados da Cadete
 31/05 - Meira, Kanaan e Barrichello movimentaram os rankings
 30/05 - Um festival de penalizações após as provas do WTCC
 30/05 - Zanardi largou na frente, e Dirk Müller ganhou a segunda prova
 30/05 - Giovanardi venceu a primeira do WTCC em Ímola
 30/05 - Corvette chegou na frente pelo FIA GT

... 348 349 350 351 352 353 354 355 356 357 358 359 360 361 362 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados