Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Átila Abreu aprova novidades para a temporada de 2010
Quarta-feira, 21 de Outubro de 2009
 
Nas vésperas da abertura da Mobil Superfinal que vai apontar seu campeão, a Copa Nextel Stock Car anunciou um pacote de novidade para o ano que vem. A reformulação que começou há dois anos com a introdução dos pneus Goodyear e continuou nesta temporada com os novos e modernos chassis e câmbio, se completa em 2010 com um motor mais potente e moderno, injeção e aceleração eletrônica, novo sistema push-to-pass e uso de etanol como combustível.

“Isso mostra a constante evolução da categoria, que já é a mais importante do automobilismo brasileiro e segue sempre em busca da modernidade. É mais um passo para que ela fique cada vez melhor”, afirma o sorocabano Átila Abreu (Agecom/3M/Zinco Jeans Wear/Roca Cesta Básica/Arroz Alibabá/Sascar/Colonial Rodas), quarto colocado no campeonato e um dos fortes candidatos ao título desta temporada.

O novo motor é mais leve, feito de bloco de alumínio, pesando apenas 170 kg. Com 520 cv (contra os 480 atuais) de potência e 71 kgfm de torque, os Stock Car devem alcançar velocidades de até 265 km/h, contra os 253 km/h atuais. “Esse novo motor vem a somar. Vamos ter que nos adaptar, pois o peso menor e a maior potência muda o acerto e o equilíbrio do carro, mas vejo essa mudança com bons olhos”, conta Átila. Outras tecnologias implantadas são a injeção eletrônica, deixando o carburador de lado, e o acelerador eletrônico, dispensando o uso de fios e cabos.

A ajudinha na hora de uma ultrapassagem também vai mudar com o novo dispositivo push-to-pass. Em vez do uso do nitro, os carros serão limitados em 70% na abertura da borboleta de alimentação, e quando o botão for acionado, ela abre completamente, dando ao motor aproximadamente 40 cv a mais de potência. A novidade agora poderá ser usada durante toda a prova, com intervalos de cerca de dois minutos. “É algo diferente, mas se proporcionar mais disputas durante as corridas eu acho que é algo bem legal”, comenta o piloto da AMG Motorsport.

Rumando a caminho da sustentabilidade, a Stock Car passará a utilizar o etanol anidro como combustível. Além de ser uma fonte de energia renovável, o etanol aumenta o desempenho e diminui o calor do novo motor. “Tudo o que for feito para diminuir a poluição e ajudar à manutenção do meio ambiente é válido. Vamos nos adaptar ao uso do etanol, que consome mais, mas é algo muito positivo para uma categoria de vanguarda como a Stock Car”, explica o titular da Agecom/3M/Zinco Jeans Wear/Roca Cesta Básica/Arroz Alibabá/Sascar/Colonial Rodas.

A nona etapa da Copa Nextel, que inicia a briga pelo título da principal categoria do automobilismo brasileiro, acontece neste domingo (25/10), em Curitiba (PR). A TV Globo mostra a corrida ao vivo, a partir das 11h. “Todas essas mudanças serão boas, mas o foco agora é a Superfinal e a briga pelo título. Quando o campeonato acabar em dezembro, vamos pensar nisso”, finaliza Átila.

Visite: www.atila-abreu.com ou www.atila-abreu.com.br
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 17/05 - Bianchini: impecável pela Júnior
 17/05 - Gamberini e Banzoli Filho venceram pela Júnior Menor
 17/05 - Franzoni 100% pela Cadete
 17/05 - Loeb segue imbatível no WRC
 17/05 - Confira os números do Brasileiro de Rali
 17/05 - Bertholdo/Barricatti venceram o ?Graciosa?
 17/05 - Movimentados os totais do Placar Brasil
 16/05 - Saiba quem está sendo premiado nesta segunda-feira
 16/05 - Velocidade na Terra: os campeões e vices de 2004
 16/05 - Kart: os campeões e vices de 2004
 16/05 - Velocidade no Asfalto: os campeões e vices de 2004
 16/05 - Rali e Off-Road: os campeões e vices de 2004 (2)
 16/05 - Rali e Off-Road: os campeões e vices de 2004
 16/05 - Arrancada: os campeões e vices de 2004
 16/05 - Vitória em SP colocou Totti na liderança
 15/05 - Tarquini venceu uma, e Rydell dominou outra do WTCC
 15/05 - Lamy/Cox no comando da dobradinha dos Aston Martin
 15/05 - Confira os números da V8
 15/05 - Hakkinen venceu a prova do DTM em Spa
 14/05 - Farfus Júnior admite erro no acerto de seu Alfa

... 353 354 355 356 357 358 359 360 361 362 363 364 365 366 367 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados