Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/05 - Farfus Júnior admite erro no acerto de seu Alfa
 14/05 - ?1-2-3? da Alfa Romeo no grid do WTCC em Spa
 14/05 - Piora dos tempos manteve os Aston Martin na frente
 14/05 - ?Papai? Hakkinen conquistou a pole na DTM
 14/05 - Hamilton encabeçou a dobradinha da ASM
 14/05 - Comando italiano, e brazuca com a segunda marca em Silverstone
 14/05 - Sob chuva, Ekström dominou em Spa
 14/05 - Dois Aston Martin na frente na primeira classificatória
 14/05 - Plato dominou o treino em Silverstone
 14/05 - Nem mesmo a chuva segurou Hamilton. Di Grassi larga em terceiro
 13/05 - Aston Martin na frente dos treinos em Silverstone
 13/05 - Domínio britânico em Spa Francorchamps
 13/05 - Sutil sairá na frente no domingo. Di Grassi largará em quarto
 11/05 - Rechjinsk ganhou a prova da Sprinter B
 11/05 - Ruiz Filho foi o dono da festa na Júnior
 11/05 - Koga fez barba, cabelo e bigode na Master B
 11/05 - Ebrahim levou a melhor na Master A
 11/05 - Kachan faturou a disputa da Cadete
 11/05 - Jimenez ganhou pela Sprinter A
 11/05 - Autódromo de Cascavel será vistoriado nesta quinta-feira

... 354 355 356 357 358 359 360 361 362 363 364 365 366 367 368 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados