Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/05 - Último triunfo argentino tem quase cinco anos
 07/05 - Vitória portenha na prova brasiliense
 07/05 - Gomes foi o quarto a vencer no DF
 07/05 - Cordova sairá na pole pela Copa Clio
 07/05 - Bruni ganhou, e brazucas pontuaram em Barcelona
 07/05 - Gomes vence pela segunda vez na Fórmula Renault
 07/05 - Brasília segue sem repetição de ocupantes da pole
 07/05 - Ranking ganhou dois novos integrantes
 07/05 - Hamilton 100% em Pau
 07/05 - Valério sairá na frente neste domingo
 07/05 - Dupla pole para Parente em Croft
 07/05 - Nascimento Jr comandou o treino da Clio
 07/05 - Trulli superou Alonso em Barcelona
 07/05 - Gomes alinhará na frente neste domingo
 06/05 - Troca de pneu fez Bia ir para o final do grid
 06/05 - Na F-Renault, Soares sairá na frente neste sábado
 06/05 - Razia Filho marca a pole para a prova do sábado
 06/05 - Hamilton sairá na frente da prova do domingo
 06/05 - Asmer e Parente dominaram os treinos em Croft
 06/05 - Gomes foi o melhor no treino da F-Renault no DF

... 357 358 359 360 361 362 363 364 365 366 367 368 369 370 371 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados