Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/05 - Speed vai comandar o grid. Piquet larga em quarto neste sábado
 06/05 - Bragantini Jr. foi o melhor da Clio no segundo treino
 06/05 - Valério na frente no DF
 06/05 - Invertidas as datas entre Rio e Vitória
 06/05 - André Souza comandou pela F-Renault
 06/05 - Gontijo dominou o treino da Clio no DF
 06/05 - De La Rosa foi o melhor do dia em Barcelona
 05/05 - Os rankings da Copa Clio no DF
 05/05 - Wurz quer o troféu que ganhou com a exclusão de Button
 05/05 - Os horários das atividades no DF
 05/05 - Mais um portenho na Sul-americana
 05/05 - Quatro pilotos estiveram duas vezes no pódio da Clio
 05/05 - Os pódios da Copa Clio no DF
 05/05 - Divulgada a programação da festa do dia 16
 05/05 - Julgamento tirou a BAR da prova espanhola
 05/05 - Jordan fecha duas novas parcerias
 05/05 - Há apenas uma repetição de resultados em Brasília
 05/05 - Barion vai ?dar um tempo? nas provas da Sul-americana
 05/05 - F-Renault: Quem já foi ao pódio na Capital Federal
 05/05 - F-Renault: Os rankings das provas em Brasília

... 358 359 360 361 362 363 364 365 366 367 368 369 370 371 372 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados