Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/04 - Veja os horários do ?circo? em San Marino
 21/04 - A Jordan: falando à vontade
 21/04 - Estendida até 2010 a parceria da Shell com a Ferrari
 20/04 - Confirmada a prova em Cleveland
 20/04 - Abortada a participação da MG no Alemão de Turismo
 20/04 - Renault ganha mais um patrocinador espanhol
 20/04 - De Ferran convocado para uma das coletivas em San Marino
 19/04 - Montoya segue ?no estaleiro?. Würz correrá em Ímola
 19/04 - Cerutti: baixa na delegação brasileira do Pan
 19/04 - Movimentados os totais do Placar Brasil
 19/04 - Dias Ribeiro venceu mais uma na Fórmula Russell
 18/04 - Bourdais venceu novamente. Desta vez na IROC
 18/04 - Treze brasileiros vão disputar o Pan
 18/04 - No domingo, a estréia da GP2
 17/04 - Os números do DTM
 17/04 - Vitória paranaense pelo Trofeo em Brasília
 17/04 - Mutoh ganhou, e Oliveira foi o segundo em Suzuka
 17/04 - Pista fechada para pousos e decolagens
 17/04 - Alesi venceu na abertura do DTM
 17/04 - Hamilton comanda a tabela

... 362 363 364 365 366 367 368 369 370 371 372 373 374 375 376 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados