Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Penske começou a debater fusão entre CART e IRL
Quinta-feira, 24 de Junho de 2004
 
O milionário Roger Penske deu o primeiro passo nessa semana para uma provável fusão entre a Champ Car (ex-CART) e a IRL, categorias que passaram a brigar desde 1996 e até o momento a única beneficiária foi a NASCAR, que consolidou-se como a categoria mais importante do automobilismo norte-americano.

Empresário de sucesso, Penske vem dando sucessivas declarações que essa separação dá prejuízos ao esporte e que precisa chegar ao fim. Um dos criadores da Championship Auto Racing Teams em 1979, Roger Penske deixou a categoria em 2002 para concentrar seus esforços apenas na Indy Racing League, um duro golpe que quase acabou com a Fórmula CART.

Na última terça-feira, Roger reuniu-se com Kevin Kalkhoven e Gerald Forsythe, que juntos com Paul Gentilozzi são os donos da Open Wheel Racing Series LLC, atual dona da Champ Car. Apesar de ser ainda apenas o começo de uma reaproximação, foram discutidas mudanças que poderiam acontecer já na próxima temporada.

Caso as duas categorias passem a fazer apenas um campeonato, os carros seriam os mesmos usados atualmente na Fórmula Indy, que tem chassis G-Force e Dallara e motores Honda, Toyota e Chevrolet. O conjunto que é utilizado na CART, os antigos Lola e Reynard, seriam aposentados.

Quanto ao calendário, seriam 20 corridas sendo metade em circuitos mistos e ovais, reunindo os autódromos que mais recebem público atualmente. Da Champ Car, provavelmente seriam aproveitados Long Beach, Toronto, Cidade do México e Monterrey, enquanto do lado da Indy Racing League, os ovais do Texas, Michigan, Kansas, Richmond e, certamente, Indianápolis fariam partes do novo campeonato.

Outro fator importante para a reunificação do esporte diz a respeito da transmissão televisiva. A Indy Racing League tem um excelente acordo com a ABC/ESPN, enquanto a Champ Car paga uma quantia relativamente alta para transmitir suas corridas pela Spike TV.

?O encontro foi muito positivo e todos nós concordamos que é um grande negócio essa união. Mas ainda existem alguns obstáculos que tornam isso impossível de se concretizar no momento?, comentou Kevin Kalkhoven.

Foi discutido também que o novo campeonato será controlado por oito conselheiros, sendo metade da Champ Car e outra da Indy Racing League. Outra reunião deve acontecer nas próximas semanas, mas ainda sem data marcada.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 17/04 - Rossiter encabeçou o ?1-2? da Signature Plus no Europeu
 16/04 - Corridas foram consideradas extracampeonato
 16/04 - Porto venceu as duas na estréia da GT3 Cup Challenge
 16/04 - ?Oliveira Sam? faturou mais uma no Japão
 16/04 - Outra vitória na Geórgia. Desta vez de Kleinubing
 16/04 - Matos abre 12 pontos de vantagem
 16/04 - Cattalini vai encabeçar o grid pelo Trofeo Maserati
 16/04 - Di Grassi ficará fora da prova deste domingo
 16/04 - Corridaço garante vitória brasileira em Road Atlanta
 16/04 - Franzoni: mais uma pole paulista em Floripa
 16/04 - Nevoeiro cancela prova em Spa
 16/04 - Veja os números do Europeu
 16/04 - Kane na pole. Senna em quarto e Dirani em nono
 16/04 - Hamilton saiu na pole e venceu a primeira do Europeu
 16/04 - Schneider "virou o jogo", e sairá na frente pela DTM
 15/04 - Totó Porto larga na pole-position na GT3 Cup Challenge Brasil
 15/04 - É uma pole portuguesa com certeza
 15/04 - Duplo domínio de Matos em Road Atlanta
 15/04 - ?Gosto de andar na chuva?, disse Di Resta
 15/04 - Sob chuva, Di Resta conquistou a pole

... 363 364 365 366 367 368 369 370 371 372 373 374 375 376 377 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados