Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Fórmula Master: Caminho de novatos e experientes para a Fórmula 1
Quinta-feira, 25 de Setembro de 2008
 
A categoria reúne pilotos do mundo inteiro
Ex-campeão brasileiro de kart é o mais jovem piloto da categoria

O caminho natural de todo bom piloto brasileiro depois que desponta no kartismo é passar a competir de monopostos em alguma categoria nacional ou internacional. Uma das competições que vem atraindo jovens competidores de todo o mundo é a Fórmula Master. ?A categoria é uma excelente opção para quem pretende começar a carreira no automobilismo internacional. O carro é bom, com bastante tecnologia, e não é difícil de guiar?, afirma o brasileiro Octávio Freitas (Cloe/Selenia/HMI/Vip), ex-campeão brasileiro de kart representando o estado de Tocantins.

Criada em 2007, a Fórmula Master é uma categoria intermediária entre a Fórmula 3, maior reveladora de talentos da história do automobilismo, e a GP2, último passo antes da Fórmula 1. ?Isso ajuda muito o piloto que pretende seguir carreira no automobilismo. O carro é sabidamente bem nascido, e agrega segurança, velocidade, boa aerodinâmica, bons pneus e tecnologia de ponta?, afirma Octávio Freitas. O chassi italiano Tatuus se enquadra nas normas da FIA para a F3, enquanto a parte eletrônica do carro é idêntica à da GP2, inclusive o câmbio com troca de marchas no volante, por borboleta. Os motores são Honda 2.0, que geram mais de 250 hp.

A temporada composta por 16 etapas, acontece em sistema de rodadas duplas, sempre como preliminar das provas européias do FIA WTCC, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo, e são televisionadas pela Eurosport e pelo site oficial da categoria (www.formulamaster.net). ?Isso garante sempre muito público e visibilidade nas corridas?, afirma o piloto que aos 16 anos de idade foi o mais jovem a integrar a categoria neste ano. O campeonato tem provas na Espanha (Valência), França (Pau), República Tcheca (Brno), Portugal (Estoril), Inglaterra (Brands Hatch), Alemanha (Oschersleben) e Itália (Imola e Monza).

Com um pacote de alto nível técnico a bons custos, a Fórmula Master conta com 30 pilotos do mundo inteiro, representando 16 países, alguns deles que inclusive já testaram carros de Fórmula 1, caso do alemão Michael Ammermuller. ?Aqui tem pilotos de todos os lugares do mundo. Só para se ter uma idéia, os 12 primeiros do campeonato são de 12 países diferentes. Por isso a competitividade é forte?, garante o mineiro de Uberlândia. Neste ano, além de Freitas, o brasileiro Carlos Iaconelli também fez provas na categoria.

Os prêmios distribuídos aos destaques da temporada também impressionam. O campeão ganha um teste na equipe Honda de Fórmula 1, enquanto o vice-campeão poderá testar com o time italiano Trident na GP2. Já o terceiro colocado, poderá experimentar um carro da N.Technology no WTCC. Já o melhor estreante e a melhor dupla da temporada, terão a oportunidade de um teste com a equipe Cheever, na Indy Lights e na Grand-Am, respectivamente. ?Esse é mais um dos muitos motivos de a categoria juntar pilotos novatos com outros experientes e campeões de outras modalidades, como Fórmula 3000, World Series, Fórmula 3, Fórmula Renault?, finaliza Octávio.

A última rodada dupla da competição acontece nos dias 4 e 5 e outubro, no autódromo de Monza, na Itália.

A duas etapas do fim, assim está a tabela de pontuação da Fórmula Master:

1) Chris van der Drift (NZL), 83 pontos;
2) Michael Ammermuller (ALE), 70 pontos;
3) Fabio Leimer (SUI), 61 pontos;
4) Harald Schlegelmich (LET), 42 pontos;
5) Vladimir Arabadzhiev (BUL), 29 pontos;
6) Kasper Andersen (DIN), 27 pontos;
7) Sergey Afanasiev (RUS), 25 pontos;
8) Arturo Llobell (ESP), 24,5 pontos;
9) Norbert Siedler (AUT), 22 pontos;
10) Josef Kral (RTC), 21 pontos;
11) Marcello Puglisi (ITA), 19 pontos;
12) Pablo Sanchez Lopez (MEX), 14,5 pontos;
13) Daniel Mancinelli (ITA), 13 pontos;
14) Earl Bamber (NZL), 12 pontos;
15) Tim Sandtler (ALE), 10 pontos;
15) Alejandro Nunez (ESP), 10 pontos;
17) Michael Meadows (GBR), 9 pontos;
18) Esteban Gutierrez (MEX), 8 pontos
19) Alberto Costa (ITA), 7 pontos;
19) Yuhi Sekiguchi (JAP), 7 pontos;
21) Frankie Provenzano (ITA), 4 pontos;
22) Filip Salaquarda (RTC), 3 pontos;
22) Matei Mihaescu (ROM), 3 pontos;
24) Michele Caliendo (ITA), 2 pontos;
25) Fabrizio Crestani (ITA), 0,5 pontos.

Assista ao vivo em www.formulamaster.net, www.eurosport.com e www.fiawtcc.com.
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 16/04 - Corridas foram consideradas extracampeonato
 16/04 - Porto venceu as duas na estréia da GT3 Cup Challenge
 16/04 - ?Oliveira Sam? faturou mais uma no Japão
 16/04 - Outra vitória na Geórgia. Desta vez de Kleinubing
 16/04 - Matos abre 12 pontos de vantagem
 16/04 - Cattalini vai encabeçar o grid pelo Trofeo Maserati
 16/04 - Di Grassi ficará fora da prova deste domingo
 16/04 - Corridaço garante vitória brasileira em Road Atlanta
 16/04 - Franzoni: mais uma pole paulista em Floripa
 16/04 - Nevoeiro cancela prova em Spa
 16/04 - Veja os números do Europeu
 16/04 - Kane na pole. Senna em quarto e Dirani em nono
 16/04 - Hamilton saiu na pole e venceu a primeira do Europeu
 16/04 - Schneider "virou o jogo", e sairá na frente pela DTM
 15/04 - Totó Porto larga na pole-position na GT3 Cup Challenge Brasil
 15/04 - É uma pole portuguesa com certeza
 15/04 - Duplo domínio de Matos em Road Atlanta
 15/04 - ?Gosto de andar na chuva?, disse Di Resta
 15/04 - Sob chuva, Di Resta conquistou a pole
 15/04 - Paffett e Kristensen foram os melhores do DTM

... 363 364 365 366 367 368 369 370 371 372 373 374 375 376 377 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados