Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/04 - Foi a vez de Nicastro dominar em Campo Grande
 08/04 - Citroën comanda as ações na Nova Zelândia
 08/04 - Soares na frente pela Fórmula Renault
 08/04 - Rees levará o verde e amarelo na Toyota/Atlantic
 08/04 - Comando paranaense pela Copa Clio em Campo Grande
 08/04 - Thomaz comandou o primeiro treino
 07/04 - Os participantes das corridas do WTCC
 07/04 - Veja os inscritos para a prova do FIA GT
 07/04 - Melo Júnior será mais um brazuca correndo em Monza
 07/04 - Confira a programação da F-Truck em Goiás
 07/04 - Giaffone fará sua estréia pela categoria
 07/04 - F-Renault, F3 Sul-americana, e Copa Clio: veja a programação
 07/04 - A pole: um passo rumo à vitória na Clio em Campo Grande
 07/04 - Fórmula Renault terá sua terceira prova em Campo Grande
 06/04 - De Ferran vai trabalhar no "circo"
 05/04 - Rechjinsk e Ferreira fizeram a festa na Sprinter B
 05/04 - Dennis começou a festa dos Dirani
 05/04 - Confira os times da Champ Car
 05/04 - Começa domingo a temporada 2005 da Champ Car
 05/04 - Os ?pesadões? vão à esburacada pista goianiense

... 367 368 369 370 371 372 373 374 375 376 377 378 379 380 381 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados