Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 05/04 - Pereira e Croce ganharam as corridas da Master A
 05/04 - Treinos semanais farão ?estréia? nesta quarta-feira em SP
 05/04 - Cancelados também os treinos do FIA GT
 05/04 - Vilarinho chegou duas vezes na frente pela Junior RBC
 05/04 - Red Bull terá Liuzzi nos próximos três GPs
 05/04 - Gasparini foi o vencedor pela Cadete
 04/04 - Cancelados os treinos da sexta-feira em Monza
 04/04 - Gaúchos venceram a primeira do Brasileiro de Velocidade
 04/04 - Movimentados os rankings do Placar Brasil
 03/04 - Veja os números da F-Indy
 03/04 - Oito abandonaram em função de acidentes
 03/04 - Vitória inglesa nas ruas da Flórida
 03/04 - Adibe ganhou a primeira do Trofeo
 03/04 - Plato vai disputar três rodadas do novo campeonato
 03/04 - Para Massa, pontos vão animar a Sauber
 03/04 - Danilo tem 13 pontos de vantagem na tabela
 03/04 - Um Andretti venceu pela IPS
 03/04 - Michael, satisfeito apesar do abandono
 03/04 - Dirani satisfeitíssimo com os resultados
 03/04 - Mutoh venceu, e Oliveira foi o segundo em Motegi

... 368 369 370 371 372 373 374 375 376 377 378 379 380 381 382 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados