Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 05/04 - Pereira e Croce ganharam as corridas da Master A
 05/04 - Treinos semanais farão ?estréia? nesta quarta-feira em SP
 05/04 - Cancelados também os treinos do FIA GT
 05/04 - Vilarinho chegou duas vezes na frente pela Junior RBC
 05/04 - Red Bull terá Liuzzi nos próximos três GPs
 05/04 - Gasparini foi o vencedor pela Cadete
 04/04 - Cancelados os treinos da sexta-feira em Monza
 04/04 - Gaúchos venceram a primeira do Brasileiro de Velocidade
 04/04 - Movimentados os rankings do Placar Brasil
 03/04 - Veja os números da F-Indy
 03/04 - Oito abandonaram em função de acidentes
 03/04 - Vitória inglesa nas ruas da Flórida
 03/04 - Adibe ganhou a primeira do Trofeo
 03/04 - Plato vai disputar três rodadas do novo campeonato
 03/04 - Para Massa, pontos vão animar a Sauber
 03/04 - Danilo tem 13 pontos de vantagem na tabela
 03/04 - Um Andretti venceu pela IPS
 03/04 - Michael, satisfeito apesar do abandono
 03/04 - Dirani satisfeitíssimo com os resultados
 03/04 - Mutoh venceu, e Oliveira foi o segundo em Motegi

... 368 369 370 371 372 373 374 375 376 377 378 379 380 381 382 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados