Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/04 - Câmbio deixou Barrichello nos Boxes
 01/04 - Wurz na frente. Alonso veio a seguir
 01/04 - Fratura pode ter sido causada por tombo de moto
 01/04 - Wurz foi o mais veloz no primeiro ensaio
 01/04 - Alonso preocupado com a segurança
 01/04 - Comando de Zonta no primeiro treino no Bahrain
 31/03 - Porsche terá campeonato no Brasil
 31/03 - FASP premiou os campeões e vices de 2004
 31/03 - Os premiados do Kart
 31/03 - Os premiados da Velocidade no Asfalto
 31/03 - Os premiados da Velocidade na Terra
 31/03 - Os premiados do Rali
 31/03 - Os premiados da Arrancada
 31/03 - Treinos em São Petersburgo começam nesta sexta-feira
 31/03 - Oliveira inicia sua segunda temporada na F3 Japonesa
 31/03 - São 42 as duplas inscritas para a prova em Bento Gonçalves
 30/03 - Brasileiro de Velocidade começa em Bento Gonçalves
 30/03 - Indiano completa a lista de pilotos da Britânica
 30/03 - Montoya fica mesmo fora da corrida no Bahrain
 30/03 - Dois da Renault dois da Toyota na primeira coletiva

... 370 371 372 373 374 375 376 377 378 379 380 381 382 383 384 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados