Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
F3 Sudamericana tem mais uma edição de seu ?GP de Mônaco?
Terça-feira, 02 de Outubro de 2001
 
O Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 terá seqüência no próximo domingo com a prova mais charmosa do calendário. A nona das 12 etapas vai reunir os pilotos do Brasil, da Argentina e do Uruguai na pista de rua do balneário uruguaio de Piriápolis. Trata-se do traçado mais travado utilizado pela categoria, que constitui um verdadeiro desafio para pilotos e equipes no trabalho de acerto do carro.A principal exigência para um bom desempenho é a perfeita sincronia entre boa tração nas saídas de curva e equilíbrio da parte frontal do chassi.

A etapa uruguaia da F-3 se assemelha em muito ao GP de Mônaco, mais tradicional e badalado do Mundial de Fórmula 1. Barcos e iates ancorados, o cassino, a Curva do Cassino, contornada em 90 graus, ruas sinuosas, guard-rails delimitando a pista, o público nas sacadas, o mar nesse caso, de água doce , tudo isso faz da prova uma versão continental da etapa monegasca da principal categoria do automobilismo mundial. ?Apesar do desafio, das dificuldades, é uma etapa que tem um clima todo diferente?, opina Thiago Medeiros.

O piloto paulista da Amir Nasr Racing, terceiro colocado no Sul-Americano de F-3, tem boas recordações de Piriápolis. Nas duas provas lá realizadas em 2000, conquistou uma pole-position, uma vitória e um segundo lugar. A equipe brasiliense, aliás, entra na disputa com dois pilotos que já ocuparam o degrau mais alto do pódio no Uruguai o gaúcho Juliano Moro, líder do campeonato, foi o vencedor em 1997, em sua segunda corrida na categoria. Em 2001, Moro ganhou metade das oito corridas já realizadas e soma 108 pontos.

As características do circuito de Piriápolis reforçam a importância de um bom desempenho nos treinos que vão definir o grid de largada. ?Como não há pontos de ultrapassagem, largar na frente é fundamental para chegar na frente?, opina Luís Medrado, também da Amir Nasr Racing, equipe que corre com apoio da CEB/Banco Regional de Brasília/Drugovich/JFM. Sem nunca ter disputado uma corrida de carros numa pista de rua, Luís adianta que vai usar os treinos livres para aprender o máximo, sem arriscar.

A corrida também vai marcar duas reestréias na categoria. O paranaense Alexandre Sperafico, enquanto negocia sua ida para a Fórmula Atlantic dos EUA, vai participar das duas próximas etapas, em Piriápolis e no autódromo argentino de Rio Cuarto, no dia 14. Ele vai defender a equipe Avallone Motorsport, que também acolhe de volta à F-3 sul-americana Giordano Hernández. O uruguaio fez algumas participações pela classe Light no ano passado e fará neste domingo sua estréia na subdivisão principal do campeonato.
 
Marcos Ferreira
 
» Leia também

 13/03 - Confira a classificação da Fórmula Truck
 13/03 - Atualizadas as informações da Copa Clio e F-Renault
 13/03 - Confira os números da Fórmula Renault
 13/03 - Napolitano ganhou a primeira na F-Truck
 13/03 - Lapenna vence na volta final a etapa em Curitiba
 13/03 - Veja a pontuação da Copa Clio
 13/03 - Gontijo conquistou sua primeira vitória na categoria
 13/03 - Gontijo encabeçou o ?1-2-3? da Officer em Curitiba
 13/03 - Confira a pontuação do Sul-americano
 13/03 - Barion Neto venceu também a segunda da Fórmula 3
 12/03 - Sobre os cinco primeiros no ranking
 12/03 - Fábio Sotto Mayor: 14 Melhores voltas
 12/03 - Xandy Negrão: 21 Melhores voltas
 12/03 - Paulo Gomes: 29 Melhores voltas
 12/03 - Affonso Giaffone Júnior: 16 Melhores voltas
 12/03 - Ingo Hoffmann: 54 Melhores voltas
 12/03 - Martins vai encabeçar o grid da prova em Caruaru
 12/03 - Veja o ranking de melhores voltas da Stock Car
 12/03 - Merlo: 100% de aproveitamento até agora
 12/03 - Sabor de pão de queijo nos boxes de Curitiba

... 373 374 375 376 377 378 379 380 381 382 383 384 385 386 387 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados