Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 12/03 - Veja o resultado final da prova em Curitiba
 12/03 - Barion venceu atrás do Safety Car
 12/03 - Merlo segue insuperável na F-Renault
 12/03 - Veja os tempos do treino da Clio
 12/03 - Surpresa goiana no treino livre da Clio
 12/03 - Cardoso garante a pole para a prova do domingo
 11/03 - Monteiro foi o melhor da sexta-feira em Caruaru
 11/03 - Eugênio Martins não está mais entre nós
 11/03 - Barion é o primeiro pole da temporada
 11/03 - Kaesemodel vai disputar a V8 Light
 11/03 - Merlo de novo na frente pela F-Renault
 11/03 - Gontijo também no segundo treino
 11/03 - Cardoso, novamente o melhor pela F3
 11/03 - Merlo na frente pela Fórmula Renault
 11/03 - Comando mineiro no treino inicial da Clio
 11/03 - Cardoso comandou o primeiro treino de 2005
 10/03 - Moradores de Caruaru devem lotar Autódromo na abertura do Brasileiro
 10/03 - Erramos. Desculpe.
 10/03 - Stock Car já teve 261 sessões de classificação
 10/03 - Saiba mais sobre os cinco primeiros no ranking de poles

... 374 375 376 377 378 379 380 381 382 383 384 385 386 387 388 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados