Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/03 - Confira a pontuação do "circo"
 06/03 - Veja o resultado completo da prova australiana
 06/03 - Enrosco alemão durante a disputa
 06/03 - Fisichella faz a festa em seu domingo no Parque
 05/03 - Troca de motor coloca Michael no final do grid
 05/03 - Webber comandou a classificatória deste domingo
 05/03 - Fisico confirma a pole position em Merlbourne
 05/03 - Gregg na pole. Camara Neto vai completar a primeira fila
 05/03 - FIA e Ecclestone fulos com Stoddart
 05/03 - Fisichella se deu bem em Merlbourne
 04/03 - Raikkonen comandou. Alonso e Montoya vieram a seguir
 04/03 - Alemão na frente no terceiro treino
 04/03 - McLaren fez 1-2 no primeiro dia em Merlbourne
 03/03 - Goodyear apoiará o Paranaense de Arrancada
 02/03 - Desse jeito, não pode!
 02/03 - Última classificatória acontecerá na manhã do domingo
 01/03 - Confira os resultados das provas australianas
 01/03 - Com cinco, Michael lidera também o ranking de pódios
 01/03 - Alemão é o recordista de Melhores voltas
 01/03 - Schumacher e Hakkinen: empate no número de poles

... 376 377 378 379 380 381 382 383 384 385 386 387 388 389 390 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados