Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Stock Car voltará a ter reabastecimento nas provas
Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2008
 
Marcada para começar em Interlagos no dia 13 de abril, a temporada 2008 do Campeonato Brasileiro ? Copa Nextel de Stock Car V8 terá como uma de suas novidades o retorno do reabastecimento, que deixou de ser feito após a terceira etapa do campeonato de 2004.

Criado para tornar as corridas mais atraentes, o reabastecimento obrigatório foi extinto depois da constatação de que seu efeito acabava sendo o oposto do desejado, e em seu retorno deverá ter suas regras um pouco alteradas, evitando que a parte da corrida pós-parada se torne enfadonha, com o vinha acontecendo até há quatro anos.

Mas o retorno das paradas para o acréscimo de combustíveis não será a única novidade no ano em que a cidade do Rio de Janeiro vai abrigar o ?GP do 1 Milhão de Dólares?, já que também o sistema das classificatórias será modificado, passando, a exemplo do que ocorre na Fórmula 1, a ser divido em três partes.

Pilotos comentam o retorno

Ricardo Maurício, que permanece defendendo a equipe, e Valdeno Brito Filho, que passará a defender as cores da Medley, comentaram o retorno do reabastecimento às provas da categoria, apesar de saberem pouco ainda a respeito da regra a vigorar nas paradas.

?Sabemos que o reabastecimento volta, nada mais. Acredito que o sistema antigo deve ser descartado. O ideal é que os carros sejam abastecidos pelos organizadores com a mesma quantidade e que sem a gasolina extra seja impossível completar a corrida, o que não ocorria anteriormente. Os boxes devem ser abertos já na segunda volta, a exemplo da Fórmula GP2. Assim, as equipes podem estabelecer suas estratégias de acordo com a colocação de seus carros no grid?, sugeriu Maurício.

Já Brito Filho, admite que ao ter estreado na categoria o reabastecimento já não era mais feito, mas ressalta que o controle de velocidade na área dos pits deve ser mais rigoroso: ?Comecei na Stock Car em 2004, quando o reabastecimento já havia sido extinto. Sei que havia radares em três pontos da área do pitlane. Mas, entre eles, os pilotos aceleravam e freavam. É necessário que a velocidade máxima seja respeitada em toda a área de boxes?, sugere.
Guto contesta

O paulista Augusto ?Guto Negrão?, que venceu duas corridas da categoria em 2003, ano em que o reabastecimento foi introduzido, se mostrou contrário ao retorno. ?É uma idéia que não deu muito certo. Além disso, não gosto de ver o regulamento modificado quase que a toda nova temporada. Por isso é que também não aprovo o novo formato dos treinos classificatórios?, ele completou, referindo-se ao fato de que as poucas informações já disponíveis dão conta de que as classificações devem ser três ?match races?. O terceiro e o quarto colocados na segunda sessão entrarão sozinhos na pista para duas voltas cronometradas. Em seguida, enfrentam-se 2º e 5º e 1º e 6º. Os vencedores, com base na soma dos tempos, garantem as três primeiras posições. A pole ficará com aquele que for o melhor de todos, independentemente da ordem de entrada na pista.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/02 - Começam nesta quarta-feira os testes da F-Indy em Phoenix
 07/02 - Loeb defenderá a liderança do WRC na gelada Suécia
 05/02 - Confira o Tabelão das categorias Off Road
 05/02 - Confira o Tabelão das categorias em circuito fechado
 04/02 - Grand-Am e Champ Car fecham acordo para final conjunta
 04/02 - Speed Show terá grandes novidades em 2005
 04/02 - JF Racing perto de acertar com Boesel e Alves
 03/02 - Abreu disputará o Europeu da categoria
 03/02 - Camara Neto correrá na IPS
 03/02 - Adiada a prova em Santa Cruz do Sul
 01/02 - Serra e Iaconelli disputarão o Europeu da categoria
 01/02 - Apresentado o novo carro da Renault
 31/01 - Dallara iniciou a entrega de chassis
 31/01 - Da Matta deve voltar à categoria
 31/01 - Heidfeld será o piloto do segundo FW27
 30/01 - Piloto de Israel pode comprar vaga na Minardi
 28/01 - Relatório poderá ajudar Williams na escolha
 28/01 - Shnaider falou sobre a compra da Jordan
 28/01 - Rosberg correrá pela ART
 28/01 - Mais um Fittipaldi no Brasileiro da Stock Car V8

... 380 381 382 383 384 385 386 387 388 389 390 391 392 393 394 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados