Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Ecclestone fala sobre categoria concorrente da F-1
Segunda-feira, 03 de Dezembro de 2001
 
O todo-poderoso Bernie Ecclestone, chefão da Fórmula 1, disse numa entrevista ao jornal The Sunday Times , que a possibilidade da criação de uma categoria paralela ao "circo" pela ACEA - a Associação Européia de Fabricantes de Veículos, integrada pela BMW, Daimler-Chrysler, Fiat, Renault e Ford - está provocando uma incredulidade quanto aos rumos comerciais da Fórmula 1, fato que pode afastar patrocinadores importantes.

"Os patrocinadores não estão contentes, e querem reconsiderar suas posições", advertiu Ecclestone, que frisou: "Eu lhes pedi que esperem para ver o que acontece. Eles se comprometeram porquê confiam na estabilidade da F1, e sabem que as coisas estão sendo feitas adequadamente. Se estas empresas se forem, será muito difícil que regressem", alertou.

O primeiro passo da ACEA em direção à criação de uma categoria paralela à Fórmula 1 foi dado na semana passada, quando foi criada uma empresa para gerir os interesses da nova categoria, batizada "GPWC", com sede na Holanda.

Também aconteceu uma reunião em Genebra, onde as equipes do "circo" foram oficialmente convidadas a se integrarem à categoria que deve ser efetivada em 2008, um ano após o término do chamado "Acordo da Concórdia", o pacto firmado entre todos os times da Fórmula 1.

A cúpula da ACEA, que inclui o chefe da FIA Paolo Cantarella, que presidirá a GPWC, não se posicionou quanto a participação comercial do Grupo Kirch, empresa do setor de telecomunicações que atualmente possui 75% das ações da SLEC, a empresa criada por Ecclestone para gerir os contratos de televisamento das corridas do "circo".

O temor dos dirigentes da ACEA é de que o Kirch Group decida fazer com que as transmissões das provas se dêem exclusivamente pelo sistema ´pay-per-view´, e que passe a submeter às equipes do novo certame às mesmas regras injustas de participação no bolo financeiro das transmissões que vem aplicando aos times do "circo".

Bernie Ecclestone, que mantém em seu poder 25% das ações da SLEC, e que em momento algum escondeu ser contrário a criação de uma categoria paralela à Fórmula 1, disse: "O que a ACEA está propondo em termos de estrutura para que as equipes disputem o certame da GPWC ficará ofuscado, já que os valores são bastante inferiores aos que os times recebem atualmente", ele espetou, dizendo acreditar que dificilmente Paolo Cantarella homologará os detalhes dos contratos.

Ainda falando sobre o provável novo certame, Ecclestone disse: "O que muitos não estão se dando conta, é que 50% do que nós pagamos hoje é muito mais que 100% do que eles conseguiriam pagar no caso da implantação de um certame próprio", falou, frisando que "eles gastaram dois anos para criar uma companhia para gerir os negócios, que tem base em muitas conjecturas incorretas. Eles não querem ganhar um torneio olímpico, querem ganhar as Olimpíadas...", provocou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/01 - Würz na frente. E outra vez Heidfeld adiante de Pizzonia
 14/01 - Novo carro da Ferrari estreará na Espanha
 14/01 - Mathias Lauda pode correr na Champ Car
 14/01 - Três títulos inauguram a versão 2005 do Placar Brasil
 13/01 - Zonta liderou, e Heidfeld superou Pizzonia
 13/01 - Dakar: Vitória francesa na etapa de hoje
 13/01 - CBA recusa croqui de Jacarepaguá por falta de base técnica
 13/01 - Marc Gené sofreu acidente em Jerez
 12/01 - Piquet X Piquet a partir de Caruaru
 12/01 - Webber voltou a dominar na Espanha
 12/01 - Jordan corre contra o tempo para adaptação aos motores Toyota
 12/01 - Pasquali vence ação na justiça alemã
 12/01 - A provável "cara" da Stock Car em 2005
 12/01 - Ferrari renovou com Badoer
 12/01 - CBA planeja entrar na Justiça Comum para preservar pista do Rio
 12/01 - Acionada a luz verde para as obras em Jacarepaguá
 11/01 - Webber foi o piloto do dia em Jerez
 11/01 - Italianos são a maioria entre os estrangeiros
 11/01 - CBA faz esforço em defesa de Jacarepaguá
 11/01 - Dakar: Prova tem segunda vítima

... 382 383 384 385 386 387 388 389 390 391 392 393 394 395 396 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados