Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
A palavra é do Diretor de Prova
Terça-feira, 17 de Junho de 2003
 
Relativamente à matéria publicada na madrugada do último domingo sobre a confusão ocorrida antes da largada da prova válida pela quinta etapa do Campeonato Paulista da Força Livre, o Diretor de prova Antonio Carlos Regal faz o seguinte esclarecimento:

Sobre o procedimento nos instantes antes da largada "No Briffing com os pilotos combinei com os primeiros colocados do grid que o Safety Car puxaria o pelotão até o Posto 17 (Café), e após, deixaria a pista, e os concorrentes manteriam a velocidade para largada, que aconteceria através do acionamento da Luz Verde quando estes atingissem a linha de partida".

Sobre o que aconteceu "O pole, por inexperiência, escapou após o posto 15, e como os demais carros do pelotão não o acompanharam, abortei a largada. Ocorre que os carros do final do pelotão já vinham realizando ultrapassagens sem que a luz verde do PSDP tivesse sido acionada, e um dos Hot Car tocou em outro, causando o acidente, julgado normal tanto pela Direção de Prova como pelos Comissários".

Sobre o novo procedimento para a largada "Após a remoção dos carros acidentados, tornei a realizar o procedimento de largada, mas para meu espanto e dos Comissários, quando o Safety Car abriu para ser recolhido, os lideres do pelotão simplesmente pararam seus carros na subida da Junção , o que me forçou a manter o Safety Car na pista, conduzindo o pelotão até a entrada de boxes, somente após o que a largada foi autorizada".

A surpresa"Após a corrida, chamei os primeiros colocados à Torre, e para espanto tanto nosso quanto do piloto que ocupava a segunda posição do alinhamento, o pole position alegou não saber que deveria manter a velocidade até a linha de largada".

Antonio Carlos Regal esclarece ainda que o piloto responsável pela condução do Safety Car é um Graduado "A", e vem realizando esta tarefa há anos, tanto em corridas dos certames regionais quanto em diversas de Campeonatos Brasileiros.

O Diretor de Prova lembra ainda que já realizou um sem-número de procedimentos de largada lançada em corridas como as da Copa Clio, Mil Milhas e Stock Car, entre outras.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 22/01 - Sotaque estrangeiro na rodada de abertura do Paulistão
 21/01 - Conjunto americano vence em casa em 1997
 21/01 - Lei garantiu datas para a Liga em Interlagos
 16/01 - Brasil conquista o título da categoria SSV do Dakar
 13/01 - Agora, notícias tem links centralizados
 11/01 - Automobilismo do PR terá o calendário definido no sábado
 06/01 - 3º IKC: Augusto Cesar Coutinho vence GP Associação Cruz Verde
 18/12 - #18 ganhou as 12 Horas de Tarumã
 18/12 - "Hora 4" tem um quarto carro diferente na liderança
 17/12 - Quintanilha: mais um falar sobre a candidatura de Sperafico
 17/12 - Mattar fala sobre a candidatura de Sperafico
 15/12 - Borghesi manifesta apoio à candidatura de Sperafico
 11/12 - Os números finais da temporada
 11/12 - Resultado da prova em Interlagos
 11/12 - Fraga fatura o título do Brasileiro
 10/12 - Os números finais do Brasileiro
 10/12 - Os resultados da prova em Londrina
 10/12 - Giaffone conquistou seu quarto título na F-Truck
 09/12 - Sparco reuniu profissionais do automobilismo em S. Paulo
 08/12 - Muffato apóia Sperafico para a presidência da CBA

... 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados