Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/01 - Mudaram os regulamentos do Kart
 11/01 - Espanhol é a primeira vítima do Dakar 2005
 10/01 - O ?vestibulando? Heidfeld terminou o dia na frente
 10/01 - Giaffone acha ?arriscado? realizar a prova num dia de semana
 10/01 - Novo Corvette vai ?mostrar a cara? em Detroit
 10/01 - BAR oficializa participação da Honda
 10/01 - Ekström disputará prova sueca do WRC pela Skoda
 10/01 - Fábrica da Toyota será aberta à visitação
 08/01 - Vitória aproximou Alphand do líder entre os carros
 08/01 - Toyota apresentou o TF105
 07/01 - Dakar: Brasileiro dá adeus a título inédito
 07/01 - Purnell e Pitchforth fora. Horner comandará a Red Bull
 07/01 - Gascoyne aposta em Ralf e Jarno
 06/01 - Um dia complicado para os pilotos dos carros no Dakar
 06/01 - Williams anuncia parceria com instituição bancária
 05/01 - Acidente tira McRae. Saby é o novo líder do Dakar entre os carros
 05/01 - Guarda-costas de Michael foi vítima da onda gigante
 05/01 - Scott Speed correrá na GP2
 04/01 - Categoria terá Campeonatos Pan-americanos, diz site
 04/01 - Dakar: Azevedo melhora nos caminhões

... 383 384 385 386 387 388 389 390 391 392 393 394 395 396 397 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados