Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/01 - Confira os números finais da Sul-americana em 2004
 04/01 - Dakar: Escocês na liderança
 04/01 - Byrne já prepara seu substituto
 04/01 - João Alfran morre em São Paulo
 03/01 - Europa: Calendário de 2005 tem novidades
 03/01 - A movimentação do ?circo? nos próximos dias
 03/01 - Dakar: Piloto da Nascar volta a liderança
 28/12 - Gráfico comparativo de terceiras posições
 28/12 - Gráfico comparativo de segundas posições
 28/12 - Gráfico comparativo dos totais de vitórias
 28/12 - Gráfico comparativo dos totais de Melhores voltas
 28/12 - Gráfico comparativo dos totais de Pole positions
 28/12 - Gráfico comparativo dos totais de pilotos
 28/12 - Ano a ano, os números de cada temporada
 28/12 - Nossos representantes nas categorias internacionais
 28/12 - Os melhores do ano
 28/12 - Os destaques nos rankings
 28/12 - Balanço final do Placar Brasil 2004
 24/12 - Boas Festas e Grandes realizações em 2005
 23/12 - Os campeões nas categorias mundiais

... 384 385 386 387 388 389 390 391 392 393 394 395 396 397 398 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados