Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Stock Car: A Stock Car está de volta a Curitiba
Sexta-feira, 18 de Maio de 2001
 
Pouco mais de um mês após realizar lá a prova de abertura do campeonato - no dia 8 de abril - a Stock Car V-8 volta ao Autódromo Internacional de Curitiba, onde neste final de semana realiza a terceira etapa do Campeonato Brasileiro.

Como aconteceu no mês passado, a categoria que agora é equipada com motores V-8 norte-americanos terá em sua programação a companhia da divisão Light, da qual os pilotos também estarão cumprindo a rodada de número 3 do certame.

No mês passado o programa teve também a previsão da realização de duas corridas da Fórmula Chevrolet, categoria que não estará presente desta vez, voltando à atividade apenas no dia 3 de junho, em Goiânia, quando o programa prevê descanso para os pilotos da Stock Light.

Como foi a disputa anterior

Os treinos livres para a prova de 8 de abril começaram dois dias antes do que normalmente ocorre, dando aos pilotos da Stock Car a chance de se adaptarem aos cerca de 100 cavalos a mais que o propulsor V-8 têm em relação aos motores que eram usados até o ano passado.

Na adaptação à cavalaria adicional, muitas escapadas de pista aconteceram, e dois pilotos acabaram batendo bastante violentamente contra as proteções: o paulista Xandy Negrão e o carioca Sandro Tannuri.

Quando começaram os treinos oficiais, todos já estavam mais adaptados aos propulsores produzidos na Terra de Tio Sam, o que todavia não impediu que os ensaios tivessem de ser interrompidos algumas vezes para que carros pudessem ser retirados das áreas de escape.

Coube ao campeão das duas últimas temporadas, Chico Serra, o privilégio de ser o primeiro a "implodir" a melhor marca da Stock Car no circuito curitibano. No segundo treino oficial, o paulista completou uma volta pelo anel externo em 51s418, baixando em 2s073 o tempo que lhe garantira a pole position para a prova disputada em 29 de outubro de 2000, quando saiu na frente graças à marca de 53s491.

Na sessão classificatória realizada no dia 7 de abril Serra foi de novo o melhor, "virando" 51s792, contra 52s060 de Xandy Negrão, seu companheiro na primeira fila. Durante praticamente metade da corrida realizada no dia seguinte, Serra e Negrão travaram disputas bastante interessantes, que duraram até que o campineiro Xandy ficasse completamente sem freios em seu carro, desistindo da prova. Com a pista totalmente livre à frente, Chico rumou para a vitória, seguido de Rogério Motta e Beto Giorgi. O paulista Motta, porém foi um dos nada menos que 19 pilotos punidos por ultrapassar a velocidade limite nos boxes ou ultrapassar sob bandeira amarela, o que fez com que Chico Subisse ao pódio acompanhado do também paulista Beto Giorgi e do paranaense Alceu Feldmann.

Novos parâmetros

Para a rodada que acontece neste final de semana, os parâmetros serão outros, já que a Stock Car V-8 vai usar o circuito completo do Autódromo Internacional de Curitiba, onde cada volta têm 3.707 metros.

Nas duas vezes em que correu na pista situada no município de Pinhais no ano passado - em 6 de agosto e 29 de outubro - as provas da Stock Car foram disputadas no anel externo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/12 - Os campeões no continente europeu
 23/12 - Os campeões nos países europeus
 23/12 - Os campeões nos Estados Unidos
 23/12 - Os campeões na Ásia e Oceania
 23/12 - Os campeões na América Latina
 23/12 - Os campeões no Brasil
 23/12 - Os campeões nas provas extra-campeonatos
 22/12 - Meira/Roosevelt/Parazinho venceram a 6 Horas de Kart no DF
 22/12 - O resultado completo da "6 Horas de Kart"
 21/12 - João de Campos chegou na frente pela F-Alpie
 21/12 - Freitas chegou na frente na última da Copa Fusca
 21/12 - Amaral ganhou duas vezes no Paulista de Marcas
 21/12 - Sciola/Pires faturaram as duas últimas da Aldee Spyder
 21/12 - Forti faturou pela Fórmula São Paulo
 21/12 - Amorim e Castanha venceram uma cada pela Força Livre
 21/12 - Na prova dos Carros Antigos, a vitória foi de Papini
 21/12 - Magalhães Fº chegou na frente pela Classic
 20/12 - O novo motor, da tela à pista
 20/12 - Berta ficou satisfeito com as provas de Interlagos
 19/12 - Confira os números finais da F-3

... 385 386 387 388 389 390 391 392 393 394 395 396 397 398 399 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados