Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/12 - Rodrigo Navarro é o campeão no BMP
 19/12 - Gustavo faturou também a última do ano
 19/12 - Xandynho antecipou o título em nova vitória de Gustavo
 19/12 - Os comparativos de títulos
 18/12 - Gustavo ganhou mais uma. Adiada mais uma vez a festa de Xandynho
 18/12 - Navarro voltou a vencer em São Paulo
 18/12 - Prova da categoria fechará a programação deste sábado
 18/12 - Navarro chegou na frente em Interlagos
 18/12 - Navarro será o pole da primeira prova do domingo
 17/12 - Dois Foizer na primeira fila na 17ª prova da temporada
 17/12 - Gustavo Foizer venceu em Interlagos
 17/12 - Perez marca a pole para a primeira de Marcas
 16/12 - Gustavo Foizer sairá duas vezes na frente em São Paulo
 16/12 - Categoria já teve 17 corridas disputadas em Interlagos
 16/12 - Xandynho dominou os treinos livres em Interlagos
 16/12 - FIA divulga a lista de inscritos para a temporada 2005
 15/12 - Os inscritos para a "6 horas"
 15/12 - Moreno será um dos astros na ?6 Horas de Kart?
 15/12 - DTM deve ter nova montadora em 2005
 15/12 - Emerson recebeu convidados na festa de lançamento de DVD

... 386 387 388 389 390 391 392 393 394 395 396 397 398 399 400 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados