Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/12 - Veja a programação completa das atividades em Interlagos
 15/12 - Um final de semana movimentadíssimo em Interlagos
 15/12 - Placar Brasil na reta final da temporada
 14/12 - Resultado completo do "Paulista de Kart"
 14/12 - Coulthard defenderá a Red Bull, diz Mateschitz
 12/12 - Daniel Serra fica com o título da Fórmula Renault em 2004
 12/12 - René Bauer é o novo campeão; Conill vence e fica com o vice
 12/12 - Um show carioca num típico domingo no Rio de Janeiro
 11/12 - Pick-up: Campos garante a pole para a corrida de domingo
 11/12 - Bauer vence e fica próximo do título da Copa Clio
 11/12 - Pick-up: Prova carioca será uma homenagem ao fundador
 11/12 - Pick-Up: Foi a vez de Duda andar melhor na pista molhada
 11/12 - Carlos Iaconelli vence a primeira prova em Interlagos
 11/12 - Pick-Up: Carioca superou os adversários no segundo treino
 11/12 - Pick-Up: Stedile liderou treino chuvoso em Jacarepaguá
 10/12 - Souza larga na frente na primeira prova em Interlagos
 10/12 - Clio: José Vitte larga na pole em Interlagos
 10/12 - As corridas e suas pistas
 08/12 - João Campos recupera os pontos perdidos em Interlagos
 08/12 - A programação da Pick-Up Racing em Jacarepaguá

... 387 388 389 390 391 392 393 394 395 396 397 398 399 400 401 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados