Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 08/12 - Pick-Up Racing vai agitar o Autódromo de Jacarepaguá
 08/12 - Rahal-Letterman Racing terá três carros em 2005
 07/12 - TC2000 anuncia "gorda" premiação para 2005
 07/12 - Prefeitura de San José autoriza etapa da Fórmula CART
 07/12 - 30 anos do título de Fittipaldi viram DVD
 07/12 - Hoffmann: vitória também no Cross Country
 06/12 - Oficial: Philips e Scuderia 111 anunciam parceria para 2005
 05/12 - A classificação final da temporada 2004 da Fórmula Truck
 05/12 - Martins vence e Monteiro é o campeão da temporada
 04/12 - Heikki Kovalainen é o novo "Campeão dos Campeões"
 04/12 - Martins sairá na frente. Líder largará em 15º
 03/12 - Andrade foi o melhor do dia nos treinos em Brasília
 03/12 - Brasileiro de Cross Country terá abertura no RJ e final em SP
 03/12 - Brasileiro de Rali de Velocidade terá oito etapas
 03/12 - Villeneuve voltou a dominar na Espanha
 03/12 - Velocidade na Terra: MS, MT e SP na programação
 03/12 - Também o Brasileiro de Arrancada terá cinco eventos
 03/12 - Brasileiro de Endurance terá novamente cinco provas
 03/12 - Pick Up Racing deve abrir a temporada em Curitiba
 03/12 - Campeonatos têm abertura programada para São Paulo

... 388 389 390 391 392 393 394 395 396 397 398 399 400 401 402 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados