Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O ?circo? teve sua primeira prova nos EUA disputada em 59
Terça-feira, 23 de Setembro de 2003
 
Bem antes que Tony George decidisse investir em finais de 1999 uma soma substancial para a construção do traçado interno ao famoso Indianápolis Speedway que sediou seu primeiro GP em 24 de setembro de 2000, e que neste domingo vai ser sede da penúltima batalha na guerra pelo título de 2003, a Fórmula 1 já havia tido disputadas diversas corridas nos Estados Unidos, até mais de uma, em alguns anos.

O caso de amor entre a mais badalada categoria de automobilismo do planeta e a mais rica nação da face da terra começou em 1959, mais precisamente no dia 12 de dezembro daquele ano, quando a corrida disputada no Aeródromo de Sebring, na Flórida, começou com o inglês Stirling Moss na pole, e teve suas 42 voltas totais vencidas pelo neozelandês Bruce McLaren.

Ao retornar à Terra de Tio Sam para a disputa travada no dia 20 de novembro de 1960, o ?circo? foi armado no circuito de Riverside, na Califórnia, onde Moss saiu na pole position mais uma vez, agora indo ao topo do pódio da prova disputada em 75 voltas.

Na terceira vez que se armou em solo norte-americano, o ?circo? passou a ter um novo endereço: o traçado de Watkings Glen, que iniciaria naquele 8 de novembro de 1961 uma seqüência de provas que só seria interrompida depois do 17º GP norte-americano, corrida disputada no dia 5 de outubro de 1975.

Foi no traçado situado no estado de Nova Iorque - o de Watkings Glen, que entre as provas de 1961 a 70 tinha 3,701, e que a partir da corrida de 1971 passou a ter 5.433 metros de extensão -, que os fãs da Fórmula 1 viram Emerson Fittipaldi ir ao topo do pódio na dia 4 de outubro de 1970, quando, com um Lotus, o piloto conquistou a primeira das 8 vitórias verde e amarelas em provas do ?circo? já disputadas na Terra de Tio Sam.

Revezamento

A partir de 1976 ? no 18º GP americano ? o circuito de Long Beach, na Califórnia, passou a realizar revezamentos com Watkings Glen, um esquema que durou até a temporada de 1981, quando o traçado californiano sediou pela 6ª vez uma corrida de Fórmula 1, e quando a pista do estado de Nova Iorque já tinha deixado de constar do calendário, depois de ter abrigado 20 provas.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/12 - Curitiba retorna à programação da Fórmula Truck
 03/12 - São oito as datas reservadas para o BMP
 03/12 - Maserati Trofeo terá nove etapas no próximo ano
 03/12 - Curitiba abre, e São Paulo fecha temporada de três eventos
 03/12 - Kresta será companheiro de Gardemeister na Ford
 03/12 - "Stade de France" é o palco da Corrida dos Campeões
 03/12 - Divulgado o calendário nacional para 2005
 02/12 - Sant´Anna/Kray/Baldo largarão na pole da "12 Horas"
 02/12 - Anunciada a data do lançamento do bólido da Red Bull
 02/12 - Vítor Hugo Castro é recordista pódios na ?12 Horas?
 02/12 - Outro domínio da Sauber, desta vez com Villeneuve
 02/12 - Equipe carioca foi a mais rápida da pré-temporada da Stock Light
 02/12 - ?Baumgartner fica?, garantiu Minardi
 02/12 - Divulgada a lista da Fórmula 1 para 2005
 02/12 - Campeão da F3 vai disputar o DTM em 2005
 01/12 - Massa foi o melhor do dia em Jerez
 01/12 - Moreno e Team Offroad aguardam liberação da lista
 01/12 - Super rodada encerrará a temporada 2004 da Fórmula 3
 01/12 - Os motores dos Brutos vão roncar em Brasília
 01/12 - Treinos terão início nesta quarta-feira

... 389 390 391 392 393 394 395 396 397 398 399 400 401 402 403 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados