Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/12 - Curitiba retorna à programação da Fórmula Truck
 03/12 - São oito as datas reservadas para o BMP
 03/12 - Maserati Trofeo terá nove etapas no próximo ano
 03/12 - Curitiba abre, e São Paulo fecha temporada de três eventos
 03/12 - Kresta será companheiro de Gardemeister na Ford
 03/12 - "Stade de France" é o palco da Corrida dos Campeões
 03/12 - Divulgado o calendário nacional para 2005
 02/12 - Sant´Anna/Kray/Baldo largarão na pole da "12 Horas"
 02/12 - Anunciada a data do lançamento do bólido da Red Bull
 02/12 - Vítor Hugo Castro é recordista pódios na ?12 Horas?
 02/12 - Outro domínio da Sauber, desta vez com Villeneuve
 02/12 - Equipe carioca foi a mais rápida da pré-temporada da Stock Light
 02/12 - ?Baumgartner fica?, garantiu Minardi
 02/12 - Divulgada a lista da Fórmula 1 para 2005
 02/12 - Campeão da F3 vai disputar o DTM em 2005
 01/12 - Massa foi o melhor do dia em Jerez
 01/12 - Moreno e Team Offroad aguardam liberação da lista
 01/12 - Super rodada encerrará a temporada 2004 da Fórmula 3
 01/12 - Os motores dos Brutos vão roncar em Brasília
 01/12 - Treinos terão início nesta quarta-feira

... 389 390 391 392 393 394 395 396 397 398 399 400 401 402 403 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados