Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Domingo começou com vitória brasileira na Austrália
Domingo, 24 de Outubro de 2004
 
O brasileiro Bruno Junqueira não pode reclamar que a sorte não esteve ao seu lado neste domingo. Podendo dar adeus as chances de conquistar seu primeiro título na Fórmula CART, o piloto venceu a "Lexmark Indy 300", corrida disputada nas ruas de Surfer?s Paradise, e empurrou a decisão para a etapa final da temporada.

Saindo em terceiro no grid, o piloto da Newman-Haas Racing chegou a ser ultrapassado por A.J. Allmendinger na largada, mas recuperou a posição na volta seguinte e passou a acompanhar de camarote a aproximação de Sebastien Bourdais para cima do pole position Paul Tracy. O francês chegou a tentar uma manobra, colocando o carro lado a lado do canadense no 11º giro, mas sem sucesso.

Parecia que Junqueira teria mesmo que se contentar com a terceira colocação. A cada volta que passava ele via sua desvantagem para Bourdais crescer, mas enquanto Tracy diminuía o ritmo para poupar equipamento e sem que o francês conseguisse deixa-lo para trás, o brasileiro foi tirando a diferença até que encostou definitivamente num trenzinho que era formado ainda pelo mexicano Mario Dominguez, este na quarta posição.

Mas a própria equipe que pode ser acusada de lhe tirar alguns bons resultados anteriormente, trabalhou da forma correta desta vez. Durante a segunda bandeira amarela da prova, provocada por uma rodada isolada de Mario Haberfeld, ele parou nos boxes para mais uma troca de pneus e reabastecimento. Seus mecânicos trabalharam mais e Junqueira deixou Bourdais para trás. O engenheiro do francês reclamou que o brasileiro tinha ultrapassado depois da linha que delimita o fim dos boxes, mas os comissários desportivos da Champ Car não aceitaram a argumentação.

O novo líder era A.J. Allmendinger, que vinha numa estratégia diferente junto com Patrick Carpentier, o segundo colocado, e Justin Wilson, em quarto, que se colocou entre o canadense e o brasileiro. Melhor para Tracy que conseguiu até abrir uma cômoda vantagem e o script parecia pronto para mais uma vitória do atual campeão da categoria.

Mas a partir daquele momento, a sorte que esteve ausente em outras corridas começou a sorrir para Bruno Junqueira. Tracy não passou em branco e cometeu um erro sozinho na Curva 3, despencando assim para a quinta colocação. Com isso, a partir da 40ª volta o brasileiro assumiu a liderança, mas não de forma tranqüila.

A emoção da corrida passou a ser em relação a uma nova parada nos boxes, pois todos os líderes tinham feito seus reabastecimentos na 31ª volta e não daria para seguir tranqüilo até a 57ª passagem. Andar forte ou conservar combustível pensando em mais uma bandeira amarela? Essa era a dúvida dos engenheiros, que acabaram mandando seus pilotos pisarem fundo no acelerador.

E assim Junqueira, Bourdais e Dominguez passaram a fazer sucessivas voltas mais rápidas, andando na casa de 1min34s, para abrirem o máximo de vantagem possível e fazerem um rápido "splash and go" no final da corrida. E essa foi a decisão mais acertada, pois todos os líderes tiverem que entrar novamente nos boxes faltando quatro voltas para a bandeira quadriculada, justamente no momento mais dramático da prova.

O canadense Patrick Carpentier, que vinha com seu aerofólio dianteiro praticamente solto desde as voltas iniciais, acabou perdendo o componente aerodinâmico de vez e chocou-se violentamente contra o muro, tendo que sair do circuito australiano dentro de uma ambulância.

A essa altura já não era mais possível ser agitada novamente a bandeira verde, sendo que a corrida terminou com o Safety Car a frente de todos os adversários e dando a Bruno Junqueira sua segunda vitória na temporada (a outra foi em Montreal). Sebastien Bourdais foi o segundo colocado e a festa no pódio ficou completa com a presença do mexicano Mario Dominguez.

Confira como terminou a corrida:

1º) Bruno Junqueira (BRA, Newman-Haas Racing), 57 voltas em 1m46s45s941
2º) Sebastien Bourdais (FRA, Newman-Haas Racing), a 1s199
3º) Mario Dominguez (MEX, Herdez Competition), a 1s363
4º) Paul Tracy (CAN, Team Forsythe), a 1s916
5º) Ryan Hunter-Reay (EUA, Herdez Competition), a 2s080
6º) A.J. Allmendinger (EUA, RuSPORT), a 2s741
7º) David Besnard (AUS, Walker Racing), a 16s110
8º) Justin Wilson (ING, Conquest Racing), a 16s775
9º) Guy Smith (ING, Rocketsports Racing), a 17s426
10º) Nelson Philippe (FRA, Conquest Racing), a 18s205
11º) Roberto Gonzalez (MEX, PKV Racing), a 19s368
12º) Jimmy Vasser (EUA, PKV Racing), a 21s504
13º) Oriol Servia (ESP, Dale Coyne Racing), a 24s373
14º) Mário Haberfeld (BRA, Walker Racing), a 1 volta
15º) Rodolfo Lavin (MEX, Team Forsythe), a 3 voltas
16º) Patrick Carpentier (CAN, Team Forsythe), acidente
17º) Michel Jourdain Jr (MEX, RuSPORT), acidente
18º) Jarek Janis (RCH, Dale Coyne Racing), prob. mecânico
19º) Alex Tagliani (CAN, Rocketsports Racing), acidente

Melhor Volta: Bruno Junqueira (BRA), 1min34s017 (172,232 km/h)
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 01/12 - No domingo, a 28ª edição da ?12 Horas de Tarumã?
 01/12 - Resultado final da corrida
 01/12 - relação de inscritos
 01/12 - formação do grid
 01/12 - Resultado Parcial
 30/11 - Campeonato tem 12 provas previstas
 30/11 - Confira os times anunciados para a GP2
 30/11 - Piquet e Negrão correrão juntos na nova categoria
 29/11 - Dança das cadeiras deixa confusos os boxes da Stock Car
 29/11 - TF105 estará pronto antes do Natal, disse Gascoyne
 29/11 - Primeira prova em oval aconteceu em Brasília
 29/11 - Ferrari usará F2004 no início da próxima temporada
 28/11 - Fábio Carreira vai defender a Katalogo Racing
 27/11 - Larini será o companheiro de Menu no time da Chevrolet
 26/11 - Gardemeister pilotará para a Ford no WRC
 26/11 - Comissão Disciplinar disse ?não? ao recurso de Tedesco
 26/11 - Peter Sauber pode ter de procurar motores para 2006
 26/11 - Mais um dia de domínio brazuca na Espanha
 26/11 - A Jordan, sob nova direção?
 26/11 - Quem guiará para a Chevrolet em 2005?

... 390 391 392 393 394 395 396 397 398 399 400 401 402 403 404 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados