Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/11 - Klien será titular. É a palavra do chefe
 25/11 - Robby Gordon vai disputar o Rali Dakar
 25/11 - Honda construirá túnel de vento na sede da BAR
 25/11 - Audi terá novos carros e pilotos na DTM
 25/11 - Massa comandou o dia de treinos na Espanha
 25/11 - Um a menos no caminho de Pizzonia
 25/11 - Geral ? Biachini anuncia troca de equipe
 24/11 - Montoya dominou em Barcelona
 23/11 - RuSPORT terá Allmendinger e Wilson em 2005
 23/11 - Paulista de Kart ? Resultados completos
 23/11 - Sem Repsol, Muffato e Feldmann formarão dupla da Boettger
 23/11 - Testando pela Ferrari, Gene dominou em Barcelona
 23/11 - Um pequeno brazuca, e uma grande conquista no Japão
 23/11 - Brazucas faturaram o título no Sul-americano de Rali
 23/11 - Confira quem foi campeão em 2004
 22/11 - Leilão de Paul Stoddart foi um sucesso
 22/11 - Thomas Erdos continuará na RML em 2005
 22/11 - Williams fará duas apresentações de seu novo modelo
 22/11 - Especial: saiba quem já conquistou o que, e onde
 22/11 - Confira os campeões, vices e terceiros colocados

... 391 392 393 394 395 396 397 398 399 400 401 402 403 404 405 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados