Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Times estrangeiros vieram para a 13ª "500 Km"
Quarta-feira, 20 de Agosto de 2003
 
Promover a mescla entre astros e máquinas do automobilismo brasileiro e europeu. Este foi o objetivo dos promotores na 13ª edição da "500 Kilometros de Interlagos", corrida disputada no dia 3 de setembro de 1972.

Assim, os grandes destaques de nossas competições como o tricampeão Luís Pereira Bueno com o Porsche 908/2 da Equipe Hollywood, Marivaldo Fernandes com seu Alfa Romeo 33/3, Tite Catapani com um Lola T210, Paulo Gomes com um Ford GT40 e Nilson Clemente com um Avallone/Chrysler, iam formar o grid mesclando suas máquinas com outras que brilhavam no campeonato de Esporte Protótipos do Velho Continente.

Dentre os destaques internacionais surgiam, entre outros, o alemão Reinhold Joest com seu Porsche 908/3, o suíço Herbert Müller com seu Ferrari 512, o italiano Giampiero Moretti, com um Momo/Ferrari e a dupla Teodoro Zeccoli/Giovanni Alberti, também italiana, que inscreveu um Alfa Romeo 33/3.

A participação internacional foi garantida ainda pela inscrição, entre outros carros, dos Berta dos argentinos Angel Monguzzi e Ricardo Nardi, equipados respectivamente com motores da própria Berta, e por um Torino de 3,8 litros.

Na classificatória disputada no sábado, a pole position foi garantida por Reinhold Joest, que à fantástica média de 220,331 quilômetros por hora assegurou a marca de 52s404 que lhe garantiu a largada adiante de Hebert Müller, com 53s328, e de Angel Monguzzi, que com seu Berta LR surpreendeu ao marcar 53s776.

No instante da largada Herbert Müller aproveitou toda a potência de seu Ferrari para assumir a ponta, fechando o primeiro giro adiante de Bueno, Monguzzi e Joest.

Metros depois do complemento do giro inicial, o Berta de Monguzzi teve problemas com o motor, fazendo com que o argentino encabeçasse uma lista de baixas que no terceiro giro passaria a ter o italiano Giampiero Moretti, no 19º o brazuca Paulo Gomes - com problemas na pressão de óleo de seu Ford GT40 - e no 23º o também argentino Saltino, que teve vazamento de óleo em seu McLaren.

Na 40ª volta aconteceu o acidente mais violento do dia, quando o Berta Tornado do portenho Ricardo Nardi teve um pneu estourado na Curva 1, indo bater de frente no guard-rail. O incêndio que se seguiu foi rapidamente controlado pelos bombeiros, que retiraram o piloto do carro com uma fratura exposta no pé direito.

Na metade da corrida, Joest liderava, com Müller em segundo, Bueno em terceiro, Marivaldo Fernandes em quarto e Nilson Clemente em quinto, uma situação que mudaria na 127ª passagem, quando Bueno deixou para trás o Ferrari do suíço Müller.

A quadriculada apontou o alemão Joest como vitorioso, e marcou a segunda vez em que Pereira Bueno subiu ao degrau de número dois do pódio, o que já havia ocorrida na 7ª edição da disputa.

Confira abaixo o resultado final.

1) Reinhold Joest (ALE, Porsche 908/3 - 3000), 156 voltas em 2h25min57s627 (média de 205,655 km/h)
2) Luís Pereira Bueno (SP, Porsche 908/2 - 3000), 155 voltas
3) Herbert Müller (SUI, Ferrari 512S - 5000), 153 voltas
4) Marivaldo Fernandes (SP, Alfa Romeo T33/3 - 3000), 149 voltas
5) Nilson Clemente (SP, Avallone/Ford 5000), 144 voltas
6) Paul Blacpain (SUI, Chevron B19/Ford 2000), 141 voltas

Melhor Volta: Herbert Müller (SUI, Ferrari 512M), 53s02 (média de 217,752 km/h)
Largada: 22 carros
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 Confira a galeria de imagens
 20/08 - A 12ª "500 Km" encerrou o Campeonato Brasileiro de 1971
 14/08 - Bueno ganhou após as reformas em Interlagos
 13/08 - Os Fórmulas Vê foram a atração na 10ª "500 Km de Interlagos"
 13/08 - Dobradinha da Willys na nona edição da "500 Km"
 11/08 - Silva venceu a 8ª edição da "500 Kilometros de Interlagos"
 09/08 - Tudo diferente na 7ª Edição da "500 Km de Interlagos"
 07/08 - Duas mortes marcaram a edição de 1963 da "500 Km de Interlagos"
 07/08 - Mesmo penalizado, Galucci ganhou a prova em 62
 06/08 - Na 4ª edição, terminou a "reserva" para estrangeiros
 04/08 - Baixas marcaram a corrida de 59, quando Caires de novo "ficou pelo caminho"
 03/08 - D?Orey foi o grande vencedor na segunda edição
 02/08 - Tudo começou num 7 de setembro
 01/08 - É boa a procura por inscrições para a "500 Kilometros"
 30/07 - ACP já recebe inscrições para a "500 Km", a próxima rodada do Brasileiro

1 2 3 4

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados