Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/11 - Loeb encerrou o ano com mais uma vitória
 14/11 - Dobradinha da Maserati, e vitória brazuca no FIA GT
 13/11 - Stringari vai encabeçar o grid do ?Cascavel de Ouro?
 13/11 - Duda encabeçará o grid da Pick Up Racing em Interlagos
 13/11 - O campeão, Loeb, lidera a prova na Austrália
 13/11 - Gardel/Bobbi sairão na frente em Xangai
 12/11 - Maserati dominou também o segundo treino na China
 12/11 - Sauber apresentará o ?C24? em Kuala Lumpur
 12/11 - Marcílio foi o mais rápido desta sexta-feira em Interlagos
 12/11 - Domínio do Maserati no primeiro treino em Xangai
 11/11 - Patrick Carpentier assina com a Cheever Racing
 11/11 - Minardi já está inscrita, diz TV
 10/11 - BandSports vai transmitir a Fórmula Indy em 2005
 10/11 - Chanoski ficará fora das provas da V8 Light em São Paulo
 10/11 - NASCAR vai permitir patrocínios de bebidas destiladas
 10/11 - Definidas as equipes para a F-Renault V6 em 2005
 10/11 - Veja a nova programação das atividades no Rio
 10/11 - Reunião pode ter garantido 19 provas em 2005
 10/11 - Em festa, pilotos receberam ?Capacete de Ouro?
 10/11 - Vitória brazuca na 500 Milhas de Kart em Milão

... 394 395 396 397 398 399 400 401 402 403 404 405 406 407 408 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados