Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/11 - Vitória brazuca na 500 Milhas de Kart em Milão
 10/11 - Sainz não vai participar do Rali da Austrália
 10/11 - Só Endurance e regionais correrão no Rio
 09/11 - Torcedores terão entrada franca para as provas em Jacarepaguá
 08/11 - Saiba quem estará brigando pelos títulos no Rio
 08/11 - Navarro defenderá a liderança do BMP no Rio de Janeiro
 08/11 - Veja a programação das provas no Rio de Janeiro
 08/11 - Häkkinen disputará o DTM em 2005
 08/11 - Confira a classificação final da temporada
 08/11 - Bourdais ganhou mais uma, e levou o título de 2004
 07/11 - Penalização a Comissários é tema do ?Papo de Box?
 07/11 - Mesmo penalizado, Cirino isolou-se na liderança
 07/11 - Confira o resultado final da disputa em Tarumã
 07/11 - Cirino ganhou, mas penalização fez Fogaça ir ao topo do pódio
 07/11 - Monteiro dominou o Warm Up em Tarumã
 06/11 - Em data errada, mas ADSL foi ligado
 06/11 - Tempos despencam, e Cirino garante a pole em Tarumã
 06/11 - Bourdais sairá na frente neste domingo
 06/11 - E dá-lhes incompetência da Brasil Telecom
 05/11 - Andrade foi o mais rápido desta sexta-feira em Tarumã

... 395 396 397 398 399 400 401 402 403 404 405 406 407 408 409 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados