Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
FIA anunciou um ?pacotão? para conter os custos
Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2003
 
A Federação internacional de Automobilismo anunciou nesta quarta-feira um pacote contendo uma série de medidas tanto para tentar resgatar a competitividade quanto, e principalmente, para diminuir os gastos astronômicos das equipes de Fórmula 1.

Das medidas anunciadas, algumas entram em vigor já para o campeonato 2003, que vai começar no próximo dia 9 de março na Austrália, e outras podem ser adotadas ao longo do certame, ou, ainda, no começo do ano que vem.

As medidas que vão valer já para o certame 2003 são:

- A proibição do uso de telemetria, dispositivo que permitia que os técnicos regulassem o carro durante uma corrida, através de radiofreqüência;

- O veto ao uso da comunicação por rádio entre o piloto e os boxes e vice-versa.

- A proibição do uso de carros reserva (limitando cada time a ter um carro para cada piloto);

- A obrigatoriedade de recolher os carros ao parque fechado após a classificatória, depois do que fica proibida a realização de qualquer ajuste, salvo com autorização, e sob a supervisão dos Comissários.

Uma medida que pode ser implementada ainda ao longo deste ano, mas que pode ainda ser adiada para vigorar a partir de 2004 prevê a proibição do uso de dispositivos eletrônicos de controle de largada e de tração.

Em 2004 a FIA quer ir mais longe, prevendo que todos os times usem componentes padronizados, usando ainda sistemas de freios convencionais.

Há ainda a manifestação da intenção de adotar uma única marca de motores para todas as equipes, na linha do que vai acontecer a partir deste ano na Fórmula CART.

As decisões foram comunicadas numa reunião que os chefes de todos os times tiveram com o presidente da Federação Internacional Max Mosley no Aeroporto Heathrow, na Inglaterra.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 30/10 - Siedler vence em Nürburgring e ainda sonha com título
 29/10 - Campeonato Inglês amplia suas fronteiras
 29/10 - Loeb encerrou na frente primeiro dia do Rali da Catalunha
 29/10 - Cacá Bueno foi o melhor brazuca nos treinos em Buenos Aires
 29/10 - Brand Synergy pode comprar a Jaguar Racing. Será?
 29/10 - Champ Car divulga o calendário para 2005
 29/10 - Colin McRae negocia volta ao Mundial de Rali
 29/10 - Lloyd larga na frente em Nürburgring no domingo
 28/10 - Compra da Cosworth está quase concretizada, dizem europeus
 28/10 - Meira renovou contrato com a Rahal-Letterman
 28/10 - Losacco terá novo companheiro de equipe
 27/10 - Brasileiros elogiaram carros do TC2000
 27/10 - Confira a programação da corrida argentina
 27/10 - A lista de inscritos para os "200 Km de Buenos Aires"
 27/10 - Tudo pronto para a festa do TC2000 em Buenos Aires
 27/10 - Aceita, vai!
 27/10 - Fittipaldi FD 01 é atração no Salão do Automóvel
 26/10 - Futuro da Jaguar deve ser decidido nesta semana
 26/10 - Agora é oficial: Cancun terá seu GP
 25/10 - F-Renault Norte-americana encerra a temporada prematuramente

... 398 399 400 401 402 403 404 405 406 407 408 409 410 411 412 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados