Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 25/10 - Williams: que férias, que nada...
 25/10 - Melo Júnior testará Mercedes do DTM em novembro
 25/10 - Divila visitou a sede da GT em Campinas
 25/10 - A.J. Allmendinger é o "Estreante do Ano" na Fórmula CART
 25/10 - Mudados quatro dos cinco rankings do "Placar Brasil"
 25/10 - Carpentier passa bem após acidente na Austrália
 25/10 - Filho de Hendrick teve uma carreira curta como piloto
 25/10 - Johnson venceu em Martinsville num dia sem festa
 25/10 - Público da Stock Car quebra vários recordes
 24/10 - Kaesemodel venceu a prova e o Maserati Trofeo
 24/10 - A tabela completa da Fórmula 3 Japonesa
 24/10 - Yokomizo venceu pela primeira vez na F3 Japonesa
 24/10 - Decisão do título ficou para a Cidade do México
 24/10 - Domingo começou com vitória brasileira na Austrália
 23/10 - No aquecimento em Surfer?s Paradise, deu Carpentier
 23/10 - Próxima temporada manterá pré-classificação
 23/10 - Alexandre Foizer vai comandar o grid na preliminar do GP
 23/10 - Calendário de 2005 será anunciado na próxima semana
 23/10 - João Paulo de Oliveira venceu mais uma no Japão
 23/10 - Tracy tirou a pole position de Bourdais na Austrália

... 399 400 401 402 403 404 405 406 407 408 409 410 411 412 413 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados