Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/10 - Brasileiros de Endurance e Marcas vão prosseguir no Rio
 19/10 - Prefeito de Santa Cruz desiste de marcar datas para inauguração
 19/10 - Surra da Honda faz Toyota buscar novas parcerias
 18/10 - Helinho foi punido mas manteve vitória no Texas
 18/10 - Primeira vitória (arrasadora) de Basso no TC2000
 18/10 - Johnson repetiu a vitória no Lowe?s Motor Speedway
 18/10 - Campeão da Maserati vai correr em Monza
 17/10 - Maldonado faturou o título do certame italiano
 17/10 - Veja como ficou a classificação final da Fórmula Indy
 17/10 - Castro Neves encabeçou o "1-2" brazuca na última prova
 17/10 - Além de Löeb, também a Citroën festeja o título
 17/10 - Loeb fez a festa. Martin conquistou a vitória
 17/10 - Karthikeyan e Monteiro venceram. Kovalainen garantiu o título
 17/10 - Confira os números da V8
 17/10 - Bueno ia bem na prova. Mas um vazamento de óleo...
 16/10 - Copa Brasil ? Jimenez é Campeão na Graduados A
 16/10 - Tomas Scheckter terá que largar no fim do grid
 16/10 - Mais uma pole brasileira nos EUA
 16/10 - Acidentados no Texas passam bem
 16/10 - Veja como ficou a tabela da Infiniti Pro Series

... 401 402 403 404 405 406 407 408 409 410 411 412 413 414 415 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados